Valorização da Liga Europa é prioridade para a EPFL

Ligas europeias pedem aumento dos prémios financeiros e reforço dos estímulos desportivos

Por Redação       15 de Março de 2013 às 18:56
Valorização da Liga Europa é prioridade para a EPFL
A revitalização da Liga Europa, através de maiores contrapartidas financeiras ou de estímulos desportivos para os clubes que nela participam foi uma das prioridades sublinhadas pelos representantes das Ligas profissionais europeias (EPFL) durante a assembleia-geral do organismo, que decorreu nesta sexta-feira, em Lisboa.

Na conferência de imprensa de balanço da reunião, o secretário-geral da EPFL, Emanuel Medeiros, admitiu que não está nos horizontes qualquer «cenário revolucionário ou alterações substanciais» na estrutura das provas europeias interclubes, mas referiu a convicção das Ligas europeias de que é necessário «fazer com que a Liga Europa possa ser mais pujante e mais atrativa», reforçando o retorno competitivo e financeiro dos clubes que nela participam.

A possibilidade de o vencedor da Liga Europa «transitar para a Liga dos Campeões na época seguinte» é uma das possibilidades que os clubes europeus veriam com bons olhos: «Há muito futebol para além da Liga dos Campeões», lembrou o dirigente português.

O aplauso às medidas de «fair-play» financeiro aplicadas pela UEFA foi outra das notas de encerramento dos trabalhos, com a EPFL a reconhecer a existência da prática de «gestão de risco, com passivos que se vão acumulando» em alguns clubes, numa «espiral inflacionista» de salários e transferências. Nesse sentido, as diretivas da UEFA merecem «o apoio unânime da família do futebol, sendo um meio indispensável para assegurar a sustentabilidade financeira», frisou.

Ainda assim, a convicção da EPFL é de que o futebol não está em risco de crise global: «está de boa saúde, mesmo em contraciclo, e tem um potencial de crescimento que não tem comparação com qualquer outro setor», frisou Emanuel Medeiros. A criação de um grupo de trabalho que vai estudar um plano de ação para defender os direitos de propriedade intelectual dos organizadores de competições, no que diz respeito a apostas online e transmissões piratas, foi outra das novidades resultantes da reunião de Lisboa, que foi antecedida de uma conferência internacional sobre o tema.

TAGS:   Liga Campeões   Liga Europa   Liga   Epfl   Champions   Ligas   Emanuel Medeiros   Prémios  

PUBLICIDADE

Comentários
Maisfutebol de A a Z
Ver todos
X
Y
MAISFUTEBOL COPYRIGHT © 2013 IOL.PT