Atlético Madrid e Bayern Munique garantiram esta terça-feira a qualificação antecipada para os oitavos de final da Liga dos Campeões, garantindo, desde já, os dois primeiros lugares do Grupo D. Os colchoneros garantiram o quarto triunfo consecutivod diantes do Rostov (2-1), com dois golos de Griezmann, o segundo já em tempo de compensação. Os bávaros, por seu lado, estiveram a perder em Eindhoven, mas acabaram por virar o resultado diante do PSV e também já têm «bilhete» para a fase a eliminar.

Confira a FICHA do Atlético-Rostov

Começamos pelo Vicente Calderón onde o Atlético, com Tiago no banco, entrou ao ataque, com Griezmann e Torres na frente, diante de um adversário que defendia com três centrais. A equipa de Diego Simeone entrou a mandar no jogo e adiantou-se no marcador, com um golo acrobático de Griezman, com o internacional francês, lançado por Ferreira-Carrasco, de costas para a baliza, a puxar a bola com o pé esquerdo.

Um golo de belo efeito, mas o Rostov empatou logo a seguir, quando as bancadas ainda festejam o golo do francês. Lançamento longo de Dimitry Poloz para as costas da defesa espanhola para a finalização fácil do iraniano Serdar Azmoun. Um resultado que se manteve inalterado até ao intervalo, apesar da intensa pressão do Atlético.

Um quadro que se manteve na segunda parte, com os espanhóis, com uma elevada posse e bola, sempre mais perto do golo, diante de um adversário cada vez mais concentrado sobre a sua defesa. Já em tempo de compensação, erro crasso de Aleksandru Gatcan e Griezmann [quem mais?], arrumou com a questão, garantindo o quarto triunfo consecutivo para o Atlético Madrid que volta a marcar presença nos oitavos de final.

Reviravolta em Eindhoven

Entretanto, em Eindhoven, o PSV chegou a assustar o Bayern, com um golo, aos 14 minutos, marcado por jogador bem conhecido do futebol português, Santiago Arias. Cruzamento de Bart Ramselaar, cabeçada de Davu Pooepper para defesa apertada de Neuer que já não conseguiu evitar a segunda cabeçada do antigo lateral do Sporting que parte de posição irregular.

Confira  a FICHA DO PSV-Bayern

Com Renato Sanches no banco, a equipa bávara reagiu bem, obrigou os holandeses a recuar e, já depos de duas bolas de Lewandowski nos ferros, na sequência de um cruzamento de Philipp Lahm, Andres Guardado cortou uma bola com a mão. Na conversão do castigo máximo, o polaco, desta vez, atirou a contar, nivelando o resultado.

O Bayern foi acentuando a pressão no decorrer da segunda parte, à procura de um segundo golo, com Carlo Ancelotti a lançar de uma assentada Kingsley Coman e Douglas Costa. Dez minutos depois, aos 74, chegou o segundo golo, mais uma vez marcado pelo avançado polaco, desta vez com um desvio a um cruzamento de Alaba.

Renato Sanches ainda saltou do banco, a cinco minutos do final, para render Thomas Mueller, numa altura em que o Bayern já controlava por completo o jogo e o importante resultado.

Com estes resultados, o Atlético passa a contar com 12 pontos, enquanto o Bayern destaca-se com nove e, com apenas seis pontos em disputa, os dois emblemas já estão fora do alcance do PSV e Rostov, que contam apenas com um ponto.