O FC Porto nunca venceu ao Liverpool e tem grandes dificuldades contra equipas inglesas. O histórico é amplamente desfavorável para os azuis e brancos: em 36 partidas, apenas venceu 8.

Os Dragões recebem esta quarta-feira o Liverpool, em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O clube português nunca ganhou aos «reds» em competições europeias.

Em quatro partidas, o FC Porto empatou os dois jogos em casa e perdeu sempre que se deslocou a Anfield Road.

O primeiro encontro entre as duas equipas foi já neste século, em 2001, numa eliminatória dos quartos-de-final da Taça UEFA. O FC Porto empatou a zero no antigo Estádio das Antas, mas o Liverpool qualificou-se com uma vitória caseira por 2-0. Os «reds» viriam a vencer essa edição da competição, frente ao Alavés na final.

As duas equipas voltaram a encontrar-se na época 2007/08, desta vez na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os resultados foram os mesmos: empate no Dragão e vitória caseira do Liverpool.

Os jogos entre FC Porto e Liverpool:

- 2000/01: FC Porto x Liverpool, 0-0

- 2000/01: Liverpool x FC Porto, 2-0 (golos de Danny Murphy e Michael Owen)

- 2007/08: FC Porto x Liverpool, 1-1 (golos de Lucho Gonzalez e Dirk Kuyt)

- 2007/08: Liverpool x FC Porto, 4-1 (golos de Fernando Torres (2), Steven Gerrard, Peter Crouch e Lisandro López)

De resto, tradicionalmente, os Dragões têm grandes dificuldades contra equipas Inglesas, e nunca venceram em «terras de sua majestade». O FC Porto ultrapassou três vezes equipas inglesas e foi eliminado em oito ocasiões.

O registo total é negro para os dragões: em 36 partidas frente a equipas inglesas, o clube português apenas venceu em oito ocasiões, todas em casa, empatou nove, e soma 19 derrotas.

A última ocasião em que o FC Porto eliminou uma equipa Inglesa foi em 2003/2004, época em que o FC Porto conquistou a Liga dos Campeões. A turma de José Mourinho eliminou a equipa do Manchester United nos oitavos de final. Venceu por 2-1 no Estádio do Dragão e empatou a uma bola em Old Trafford, onde Costinha marcou o célebre golo do apuramento ao cair do pano.

É preciso recuar à década de 70 para recordar as outras duas vezes que o FC Porto eliminou equipas inglesas: face ao Wolverhampton, na primeira ronda da Taça UEFA de 1974/75, e outra vez frente os ‘red devils’, na segunda eliminatória da Taça das Taças de 1977/78.

Ainda assim, em casa manda o FC Porto. Os dragões somam oito vitórias, sete empates e apenas três derrotas, com um registo de golos muito favorável, 26 marcados e apenas 11 sofridos.

A primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões está marcada para esta quarta-feira, às 19h45.