Seis já estão apurados, incluindo o FC Porto, e muita coisa mais pode ficar decidida na quinta e penúltima jornada da Liga dos Campeões. Para o bem e para o mal. Na ronda em que Benfica e Sporting jogam o futuro na prova, o ponto da situação, com muitas decisões à vista.


Começa cedo nesta terça-feira, com dois jogos às 17h, para definir quem se junta a Real Madrid, Barcelona, PSG, Borussia Dortmund, Bayern Munique e FC Porto. Arsenal, Chelsea, At. Madrid, Roma, Shakhtar Donetsk, Bayer Leverkusen e Basileia estão em boa posição à entrada para o dia 5. E há muita gente aflita. A começar pelo Manchester City, que tem pela frente o Bayern Munique naquele que até se esperaria, há uns meses, poder ser um duelo pela liderança, mas que na verdade pode ditar o adeus dos ingleses.

Todos os resultados e classificações da Liga dos Campeões

Antevisão da quinta jornada da Liga dos Campeões:

Terça-feira:

Grupo E
CSKA Moscovo-Roma, 17:00
Manchester City-Bayern Munique 19:45



Apurado e com o primeiro lugar garantido, o Bayern visita o Emirates num jogo em que toda a pressão está do lado do Manchester City, último do grupo com dois pontos. Se não vencerem e se houver um vencedor no outro jogo, os ingleses estão fora.


O outro encontro pode decidir tudo. A Roma em casa do CSKA Moscovo, desde sempre visto como o elo mais fraco de um grupo de alto nível e que recuperou precisamente à custa do City, depois de ter estado com pé e meio fora das contas.


Os italianos apuram-se já se ganharem e o City não vencer o Bayern. Mais difícil para os russos garantir já a qualificação. Só aconteceria, também caso o City não ganhe, se batessem a Roma por um resultado que lhes desse vantagem no confronto direto. Tendo em conta que os italianos ganharam em casa por 5-1, as probabilidades não ajudam. Mas uma vitória, de qualquer modo, deixaria o CSKA em excelente posição.


Grupo F
APOEL-FC Barcelona, 19:45
PSG-Ajax, 19:45



Decidido o apuramento, está em causa o primeiro lugar e o mais provável é que apenas se decida em confronto direto entre Barcelona e PSG, na última jornada. Os franceses, líderes do grupo, apenas o garantem desde já se ganharem ao Ajax e se os catalães perdessem na visita ao APOEL.


A equipa cipriota dos portugueses Mário Sérgio, Tiago Gomes e Nuno Morais é última no grupo, apenas com um ponto, mas ainda pode garantir pelo menos o terceiro lugar e a passagem para a Liga Europa. No entanto, ficará desde já afastada se perder com o Barça e se o Ajax ganhar ao PSG.


Grupo G
Schalke 04-Chelsea, 19:45
Sporting-Maribor, 19:45



Hora de todas as decisões para os leões, que procuram manter-se vivos, depois do novo fôlego ganho com a vitória sobre o Schalke. O grupo chega a esta fase inesperadamente embrulhado, depois de dois passos em falso do super favorito Chelsea.


Ainda assim, os Blues lideram e apuram-se desde já se vencerem na visita ao Shcalke, naquele que será o reencontro com Roberto Di Matteo, o homem que levou a equipa inglesa ao título europeu em 2012. Mesmo um empate pode garantir o apuramento a José Mourinho, se for por dois golos ou mais, que lhe dariam vantagem no confronto direto com os alemães.


Para o Schalke, nada ficará decidido desde já, mas uma vitória coloca-os na liderança do grupo. No caso do Sporting, só uma derrota representaria o fim da linha. Se ganharem, os leões mantêm-se na corrida e asseguram desde já o terceiro lugar e a presença na Liga Europa a partir de fevereiro.


Grupo H
BATE Borisov-FC Porto, 17:00
Shakhtar Donetsk-At. Bilbao, 19:45



O FC Porto joga na Bielorrússia já apurado e também garante o primeiro lugar se ganhar ao BATE e o Shakhtar não vencer em casa o At. Bilbao.


Os ucranianos estão em clara vantagem pelo segundo bilhete para os oitavos e podem assegurá-lo desde já, mesmo com um resultado negativo. O BATE garante de resto pelo menos o apuramento para a Liga Europa se vencer o FC Porto e o Athletic, que apenas pode aspirar ao terceiro lugar, não ganhar.


Quarta-feira:


Grupo A
At. Madrid-Olympiakos, 19:45
Malmoe-Juventus, 9:45



Um dos grupos mais equilibrados verá o vice-campeão em título At. Madrid apurar-se se vencer o Olympiakos. Mesmo um empate será suficiente, se a Juventus não ganhar na Suécia.


O Olympiakos também pode apurar-se desde já em caso de vitória, se a Juve não vencer. Mas, no limite, este grupo pode acabar numa enorme confusão reservada para a última jornada.


Grupo B

Ludogorets-Liverpool, 19:45
Basileia-Real Madrid, 19:45



O Basileia de Paulo Sousa chega aqui com hipóteses reais de apuramento. Poderia acontecer já, mas para isso precisava de vencer um Real Madrid já apurado e esperar que o Liverpool não ganhasse na visita ao Ludogorets.


Os merengues já estão apurados e assegurarão o primeiro lugar desde já, a menos que aconteça a improbabilidade de perderem por um resultado que lhes dê desvantagem no confronto direto com os suíços. Recorde-se que no Bernabéu Cristiano Ronaldo e companhia venceram o Basileia por 5-1.


O Liverpool, neste seu regresso à Champions, está na iminência do adeus. Para o evitar tem de vencer este jogo e derrotar o Basileira na última ronda.


Grupo C

Zenit-Benfica, 17:00
Bayer Leverkusen-Mónaco, 19:45



Tudo embrulhado nas contas para Benfica, mas não só. Últimos no grupo, os encarnados precisam de vencer para continuarem na corrida. Se empatarem e o Mónaco ganhar ficam sem hipóteses de chegar aos dois primeiros lugares.


O Bayer Leverkusen é a única equipa que chega à penúltima ronda a poder qualificar-se já. Se ganhar ao Mónaco assegura desde já apuramento e primeiro lugar. Também se qualifica caso empate frente a Leonardo Jardim e companhia, e mesmo em caso de derrota pode carimbar o passaporte, se Zenit e Benfica empatarem.


Grupo D

Anderlecht-Galatasaray, 19:45
Arsenal-Borussia Dortmund, 19:45



Já apurado, o Borussia Dortmund precisa apenas de um ponto para garantir o primeiro lugar e o empate pode chegar também ao Arsenal, se o Anderlecht não vencer o Galatasaray.


Belgas e turcos precisariam de uma improvável combinação de resultados para seguir em frente. No limite pode ficar já tudo decidido hoje: se ganhar, o Anderlecht assegura desde já o terceiro lugar.


Critérios de desempate da Liga Campeões:


a) Maior número de pontos nos jogos entre as equipas empatadas

b) Melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas

c) Maior número de golos em todos os jogos destas equipas

d) Mais golos marcados fora nos jogos entre as duas equipas

Caso estes pontos não sejam suficientes, seguem-se critérios que incluem todos os jogos do grupo.