A terceira jornada da Liga dos Campeões chega com jogo grande em Alvalade, o Sporting-Borussia Dortmund, e FC Porto e Benfica em campo já com a margem de erro reduzida ao mínimo. Além de todo o futebol de luxo que aí vem, começando com um Barcelona-Manchester City, esta também pode ser a ronda que vê Cristiano Ronaldo atingir mais um recorde incrível. E ainda pode terminar com uma equipa apurada ao fim de três jogos, o que seria inédito.

Pode acontecer no grupo do Benfica. Uma combinação pouco comum de resultados nos primeiros dois jogos leva a que o Nápoles possa tornar-se a primeira equipa da história da fase de grupos da Liga dos Campeões a apurar-se à terceira jornada. Para isso precisaria de vencer o Besiktas e esperar por um empate entre D. Kiev e Benfica. Isso deixaria o Nápoles com nove pontos e todos os outros adversários com dois. Embora fiquem a faltar três jornadas, só uma das outras três equipas poderá fazer os mesmo nove pontos ou mais.

Houve apenas uma equipa na Europa que já conseguiu essa proeza, mas não na Liga dos Campeões, e é portuguesa. Foi o Sporting, em 2011/12, na Liga Europa. Os leões, então orientados por Domingos Paciência, começaram essa campanha com uma vitória em Zurique (2-0), depois ganharam à Lazio em casa (2-1) e quando bateram o Vaslui, de novo em Alvalade (2-0), selaram a qualificação, aproveitando igualmente o facto de todas as outras equipas terminarem a terceira jornada com dois pontos. Foi a temporada em que o Sporting chegou à meia-final da Liga Europa, já com Sá Pinto no banco, depois de Domingos ter deixado o clube em fevereiro.

Para o Benfica, um empate em Kiev tornaria ainda mais complicada a tarefa da equipa de Rui Vitória, que chega aqui com um ponto somado apenas. O mesmo registo do FC Porto, sendo que os dragões já seguiram em frente com este registo nesta altura, coisa que os encarnados nunca fizeram.

O Sporting, à partida a equipa portuguesa que tinha a tarefa mais complicada, parte para esta dupla jornada de confrontos com o Dortmund, primeiro em casa e depois na Alemanha, já com três pontos no bolso. Um bom resultado na terça-feira em Alvalade pode deixar os leões em boa posição, num grupo em que o Real Madrid tem agora dois confrontos em teoria acessíveis com o Legia Varsóvia.

Pode ser a oportunidade para vermos Cristiano Ronaldo chegar à marca do outro mundo de 100 golos europeus. Se contarmos só a Liga dos Campeões são 95, dois dos quais apontados nos primeiros jogos desta época, com Sporting e Dortmund. Além desses, o capitão português apontou dois na Supertaça Europeia de 2014, frente ao Sevilha. E tem um outro numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões com o Manchester United, frente ao Debrecen. Portanto, são 98 se os incluirmos a todos. Ninguém se lhe compara, o mais próximo é Messi, com 86 golos.

A propósito de craques, esta é a jornada em que começa o duelo particular desta fase de grupos entre Barcelona e Manchester City. Primeiro round no Camp Nou, o regresso de Pep Guardiola e o Barça já com Messi recuperado, ele que esteve quase um mês de fora por lesão e voltou no fim de semana, na goleada ao D. Corunha.  

Jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões:

Terça-feira:

Grupo E

CSKA Moscovo- Mónaco, 19:45 (SportTV3)

Bayer Leverkusen-Tottenham, 19:45

O Mónaco de Leonardo Jardim, João Moutinho e Bernardo Silva procura defender em Moscovo a liderança do grupo, frente ao último classificado. Com Falcao de regresso, após lesão, e a tentar aproveitar o duelo entre candidatos ao apuramento no outro jogo.

Grupo F

Sporting-Borussia Dortmund, 19:45 (RTP1)

Real Madrid-Legia Varsóvia, 19:45 (SportTV2)

Jogo grande em Alvalade, daqueles que todos queremos ver e todos querem jogar, e que Jorge Jesus vai ter que acompanhar à distância, a cumprir o segundo de dois jogos de castigo. Um desafio crucial para o Sporting num grupo muito duro, mas que está até agora bem equilibrado, depois do empate na ronda anterior entre Dortmund e Real Madrid. Para já alemães e espanhóis estão na frente com quatro pontos, depois o Sporting com três, ainda com tudo em aberto. O Real Madrid joga em casa com o «lanterna vermelha» Legia, primeiro confronto de uma dupla jornada em que só algo muito improvável evitará que os merengues somem seis pontos.

Grupo G

Club Brugge-FC Porto, 19:45 (SportTV1)

Leicester-Copenhaga, 19:45

O FC Porto chega a esta ronda a precisar mesmo de uma vitória sobre os belgas do Club Brugge, últimos do grupo sem qualquer ponto somado. A história diz que os dragões já foram felizes depois de chegarem a esta fase só com um ponto: apuraram-se em três das seis vezes em que isso aconteceu e numa delas, 2003/04, até foram campeões europeus. Mas a margem de erro da equipa de Nuno esgotou-se. No outro jogo o líder Leicester recebe de resto o FC Copenhaga, segundo, que já provou ser um osso duro de roer.

Grupo H

Dínamo Zagreb- Sevilha, 19:45

Lyon-Juventus,  19:45 (SportTV5)

Num grupo com três candidatos claros ao apuramento, há duelo direto entre Lyon e Juventus, numa altura delicada para os franceses, que sofreram quatro derrotas nos últimos cinco jogos. O Sevilha, onde Daniel Carriço ainda não regressou após lesão, tenta ganhar balanço em Zagreb. O Dínamo de Paulo Machado é uma das três equipas que, além de ter perdidos os dois jogos iniciais ainda não marcou qualquer golo: as outras são o Legia, do grupo do Sporting, e o Club Brugge, do grupo do FC Porto.

Quarta-feira:

Grupo A

Arsenal-Ludogorets, 19:45 (SportTV5)

PSG-Basileia, 19:45

Compromissos teoricamente mais ou menos tranquilos para os favoritos do grupo, mas numa fase em que está tudo em aberto e um resultado imprevisto pode baralhar as contas. O Arsenal chega aqui motivado pela ronda de Premier League, onde alcançou o Manchester City na liderança, o PSG tem um longo historial de fazer valer o fator-casa: em dez anos só perdeu um jogo europeu no Parque dos Príncipes, frente ao Barcelona em 2014/15.

Grupo B

Nápoles-Besiktas, 19:45 (SportTV4)

Dinamo Kiev-Benfica, 19:45 (SportTV1)

Num grupo de onde pode sair desde já a primeira equipa apurada para os oitavos de final, pressão sobre o Benfica, que chega aqui com apenas um ponto. Rui Vitória recuperou vários dos jogadores até agora lesionados, mas em contrapartida não tem André Horta para a visita ao D. Kiev de Antunes, onde as águias procuram inverter a história e conseguir ainda o apuramento tendo até agora apenas um ponto. O Besiktas de Quaresma, que acaba de ver consagrado o seu grande golo ao D. Kiev como o melhor da ronda anterior, vai tentar ir buscar pontos a Nápoles.

Grupo C

Celtic-Borussia Mönchengladbach, 19:45

Barcelona-Manchester City, 19:45 (SportTV2)

Pois, cá está ele, o jogo que alimentou conversas desde o sorteio. O regresso de Pep Guardiola ao Camp Nou, ele que já voltou por uma vez a «casa» e ao clube onde ganhou tudo o que havia para ganhar. Foi na época 2004/05, a primeira mão da meia-final entre Bayern Munique e Barcelona. Os catalães, já orientados por Luis Esnrique, venceram por 3-0, perderiam por 2-3 em Munique mas seguiram em frente até à vitória final. Depois de ter batido o pé ao City na ronda anterior, o Celtic recebe agora no outro jogo do grupo o Borussia Moenchengladbach, nesta altura sem qualquer ponto somado.

Grupo D

Rostov-Atlético Madrid, 19:45

Bayern Munique- PSV Eindhoven, 19:45 (SportTV3)

O Bayern a procurar voltar às vitórias, depois de três jogos sem o conseguir. Um ciclo que começou precisamente na Champions, com a primeira derrota da época para a equipa de Carlo Ancelotti, frente ao At. Madrid, e se prolongou com dois empates seguidos na Bundesliga. No outro jogo, o líder At. Madrid visita o Rostov, que na ronda anterior arrancou um empate frente ao PSV.

Todos os resultados e classificações da Liga dos Campeões