Lionel Messi não poupou elogios a Pep Guardiola e deixou expresso o desejo que o Cam Nou receba bem o antigo treinador do Barcelona, pelo menos, até ao início do jogo com o Bayern marcado para esta quarta-feira. O internacional argentino tem noção que o treinador do Bayern conhece o Barça como ninguém, mas lembra que os jogadores também sabem o que é que Guardiola pede à sua equipa. Quanto à relação com o antigo treinador, parece que se perdeu desde que Pep partiu para Munique.
 
«Estamos nas meias-finais com uma equipa forte como o Bayern. Não gostámos da forma como perdemos contra eles da última vez [meias-finais de 2012/13], mas as equipas estão diferentes e este jogo também vai ser diferente», começou por recordar na conferência de imprensa do primeiro jogo da meia-final da Liga dos Campeões.   Uma das diferenças mais óbvias é que o antigo treinador do Barcelona está agora no lado contrário. «O Guardiola conhece-nos a todos muito bem, tivemos a sorte de conquistar muitos títulos juntos. É o tipo de treinador que analisa todos os pormenores, portanto também vai conhecer os jogadores que já não são do seu tempo. Sei que eles têm alguns lesionados, mas isso não é desculpa, um clube tão grande como o Bayern não pode queixar-se disso. Sabemos que falta pouco para acabar a temporada, temos de nos manter calmos», prosseguiu.

Apesar dos elogios, Messi revela que perdeu o contato com Guardiola desde que o treinador deixou o Barcelona. «Acho que nos cruzámos uma vez numa gala da FIFA, mas além disso não temos tido uma relação. Tivemos uma boa enquanto ele foi treinador, mas não voltámos a ter contacto. Cumprimentamos-nos quando nos cruzamos», referiu.

A conferência seguiu sempre em redor do regresso de Guardiola. «Tive sorte de poder jogar com um grupo impressionante de jogadores na altura [de Guardiola] e tenho a sorte de jogar com grandes jogadores agora. Estamos a aproximar-nos do final da época que pode ser importante, uma vez que podemos ganhar títulos. Esta época podemos ganhar três troféus. Na temporada passada não ganhámos nada, por isso agora queremos ganhar os troféus mais importantes», destacou.
 
Um embate que muitos qualificam como uma final antecipada. «Não sei quem é o favorito. Nem acho que haja um. As duas equipas têm grandes jogadores que estão habituados a estes jogos. Claro que é importante conseguir um bom resultado em casa. Jogamos sempre para ganhar e queremos ir para o jogo da segunda mão com um bom resultado», comentou.
 

Messi cresceu no Barcelona, mas foi com Guardiola que explodiu e que ganhou a dimensão de figura internacional. «O que consegui com Guardiola foi brilhante. Cresci e aprendi muito. O Guardiola conhece-nos e nós conhecemos-lo a ele muito bem. Sabemos o que ele pede à sua equipa e aos jogadores. Conhecemos-nos um ao outro muito bem», insistiu.
 
O internacional argentino espera, assim, que os adeptos do Barcelona se mostrem gratos ao antigo treinador, pelo menos até ao início do jogo. «Espero que os adeptos recebam bem o Pep porque ele ganhou tudo o que havia para ganhar enquanto cá esteve. Depois, quando o jogo começar, os adeptos vão torcer por nós, com é habitual», referiu.
 
Apesar dos elogios, Messi fez questão de deixar claro que Guardiola é passado e recusou fazer comparações com o atual treinador, Luis Enrique, apesar de referi uma semelhança. «Não gosto de comparar treinadores. Todos eles são diferentes e contamos sempre com mudanças quando um sai e entra outro. Tanto o Luis Enrique como o Pep tentam chegar próximo dos jogadores e criar um bom espírito de grupo», comentou ainda.