Pep Guardiola manifestou-se confiante para a receção do Bayern Munique ao Shakhtar Donetsk, jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, marcado para esta quarta-feira, para Munique, depois de um empate sem golos na Ucrânia. O treinador justifica a sua confiança na qualificação para os «quartos» com uma fé inabalável nas capacidades da sua equipa, mas compara a eliminatória a um jogo de play-off de basquetebol.

«Estou muito otimista, já tinha dito que íamos ganhar este jogo e não mudei de ideias. Vamos jogar em casa e acredito no sucesso da minha equipa», começou por destacar o treinador da equipa bávara na antevisão do jogo. «Este jogo vai ser como um play-off de basquetebol, entre duas equipas que se conhecem muito bem. No final, será a qualidade dos jogadores a fazer a diferença», destacou antes de elogiar o adversário.

«O Shakhtar tem a mesma qualidade do que as equipas de topo daqui [Alemanha]. E jogassem na Bundesliga, estariam a lutar pelo título. Se deixarmos os avançados do Shakhtar correr, vamos ter grandes problemas porque eles têm muita qualidade», destacou.

No campo das individualidades, Frank Ribéry é um dos nomes a ter em conta na equipa alemã. «Precisamos do lado dele emocional. Precisamos do melhor dele. Ele precisa de ter noção dos próprios limites», obviamente», comentou.
  O primeiro jogo terminou sem golos e um novo resultado idêntico pode levar o jogo a ser decidido nas grandes penalidades, mas Pep Guardiola garante que não pensou nisso, nem treinou pontapés desde a marca dos onze metros. «Não. Marcar golos [no tempo regulamentar] é mais importante», referiu. E quando se fala em golos no Bayern, fala-se em Lewandowski, que tem tido uma produção baixa nos últimos jogos. «Ele mexe-se bem, as coisas vaõ acabar por melhorar para eleEstamos muito satisfeitos com as suas prestações».

Philipp Lahm, apesar de já estar recuperado da grave lesão que sofreu no tornozelo, ainda está sem ritmo competitivo para o jogo desta quarta-feira. Além do capitão, Javi Martinez e Thiago Alcántara com lesões nos joelhos, são as únicas baixas na equipa bávara.