Luisão chegou ao Benfica em 2003/04, precisamente a última temporada de José Mourinho em Portugal, ao serviço do FC Porto. Foi há catorze anos, «um caso único» de longevidade e «lealdade» a um mesmo clube, comentou o treinador do Manchester United.

«Ele chegou na minha última época. Acho que é uma carreira que não única, mas quase, principalmente para um estrangeiro ficar tantos anos no mesmo país e no futebol português», começou por destacar.

José Mourinho garantiu ainda que nunca tentou contratar Luisão, mas assumiu-se como um «admirador» do central brasileiro. «Se o tentei levar para o Chelsea? Não, mas foi sempre um jogador que admirei, pelo número de jogos que faz, pelas poucas lesões que tem, pela mentalidade ganhadora que sempre apresenta e por esta lealdade e paixão que tem pelo Benfica e, seguramente, por Portugal», prosseguiu.

Neste sentido, Mourinho só vê um caminho para Luisão. «Li qualquer coisa um irmão [de Luisão] a dizer que ele devia acabar a carreira no Benfica. Eu também acho. É quase um caso único no futebol atual», referiu ainda.