Minuto 85 no Benfica-Galatarasay, Gaitán trava um contra-ataque, vê o segundo amarelo e o respetivo vermelho e bate desta forma um recorde... negativo.

O camisola 10 encarnado torna-se no primeiro jogador a ser expulso por duas vezes ao serviço do Benfica na história das competições europeias.

São 25 os jogadores do Benfica que foram expulsos em todas as provas e Nico Gaitán é o único a ter conseguido repetir a proeza.

A primeira foi na época 2010/11 em Lyon, numa partida em que os encarnados perderam por 2-0. O argentino foi admoestado com o segundo amarelo ainda na primeira parte (aos 43’) e complicou a vida da equipa comandada por Jorge Jesus.

Passados cinco anos e 13 dias, El Zurdo voltou a não acabar um jogo por motivos disciplinares, mas desta vez o Benfica ganhou ao Galatarasay.

Gaitán isola-se numa lista que começou a ser construída na época de 1964/65 quando Jacinto foi expulso frente ao La Chaux de Fonds, da Suiça, num empate a uma bola.

Embora tenha sido Jacinto o primeiro a ser expulso, não foi o primeiro a ver o cartão vermelho. Os cartões só foram introduzidos no Campeonato do Mundo de 1970 e, por isso, Artur foi o primeiro a ver o cartão vermelho, num jogo contra o FC Wacker, da Áustria.