O Borussia Dortmund carimbou o acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, seguindo assim o exemplo de Arsenal, PSG, At. Madrid e Bayern, que garantiram na terça-feira a passagem a esta fase da prova.

À saída da 4.ª jornada da fase de grupos há ainda 11 lugares por atribuir.

Confira todas as classificações da Liga dos Campeões

Tal como a MF TOTAL já tinha avançado no lançamento da ronda, no Grupo E (Mónaco, CSKA Moscovo, Tottenham e Bayer Leverkusen) não haveria apurados para já. Apesar disso, os monegascos estão agora em boa posição para selarem a passagem aos oitavos.

Pelo contrário, o Grupo F (do Sporting) podia ficar decidido nesta jornada no que diz respeito aos dois apurados. O Borussia cumpriu, como já se disse, a missão, mas o Real Madrid empatou de forma surpreendente com o Legia Varsóvia, que não só adiou o apuramento dos merengues como evitou o afastamento matemático dos leões da próxima fase da Champions.

No Grupo G, o Leicester precisava de vencer para selar a passagem aos oitavos de final, mas não foi além de um empate com o Copenhaga na capital dinamarquesa numa jornada em que os dragões saem com razões para sorrir: por terem vencido o Club Brugge em casa e também por terem-se isolado na vice-liderança do grupo.

No Grupo H, ainda também não há fumo branco. Juventus e Sevilha podiam ter fechado as contas do apuramento, mas para isso precisavam de vencer. Ora, o Sevilha goleou o Dínamo Zagreb (4-0), mas não pôde festejar a passagem aos oitavos porque Vecchia Signora tropeçou em casa (1-1) com o Lyon.

Refira-se que de todas as equipas em ação nesta quarta-feira, nenhuma delas está matematicamente afastada das competições europeias. Embora o cenário seja altamente improvável, até o Club Brugge e o Dínamo Zagreb (as duas únicas equipas dos grupos E, F, G e H sem qualquer ponto somado) ainda podem chegar ao terceiro lugar, que dá acesso à Liga Europa.