O desfecho do campeonato português e de algumas das Ligas europeias deixou mais claro o cenário das competições europeias para a próxima época. O Pote 1 está definido e, de acordo com os novos regulamentos da reformulada Liga dos Campeões, não terá o campeão nacional FC Porto, que tem por outro lado lugar assegurado no Pote 2. O Benfica, se conseguir chegar à fase de grupos – terá de passar duas eliminatórias -, também deve ficar no segundo dos quatro potes para a fase de grupos.

O Pote 1 volta a ser reservado a campeões nacionais das primeiras equipas no ranking. Mas com a novidade de, além de ter também o campeão europeu, passar a integrar igualmente o vencedor da Liga Europa. É isso que diz o regulamento da Liga dos Campeões para 2018/19, no ponto 6 do artigo 13: «Para efeitos do sorteio, os 32 clubes envolvidos na fase de grupos são divididos em quatro grupos de oito. O primeiro grupo compreende o detentor do título (cabeça de série número 1), o detentor da Liga Europa e os campeões nacionais das seis federações com lugar mais alto no ranking».

Ora, Portugal parte para a próxima época como sétimo classificado, pelo que fica de fora. Embora a meio desta semana a UEFA tenha publicado no seu site um artigo em que apontava o FC Porto ao Pote 1, não é isso que dizem os seus regulamentos.

Se algum dos dois vencedores das provas europeias já tivesse lugar no Pote 1 via campeonato, entraria então o campeão do país seguinte, mas não é o caso. Real Madrid e Liverpool, finalistas da Liga dos Campeões, e At. Madrid e Marselha, os finalistas da Liga Europa, não foram campeões nos seus países, pelo que a vitória de qualquer um deles não abre uma vaga.

O FC Porto já tem por outro lado assegurada a presença no Pote 2, onde entram as equipas com melhor coeficiente que não cabem no Pote 1. Aí, os «dragões» só estão atrás de Real Madrid, At. Madrid e Borussia Dortmund. Sendo que os dois primeiros até poderão passar para o Pote 1, se vencerem respetivamente a Champions e a Liga Europa.

A Liga dos Campeões muda a partir da próxima época, com a fatia de leão reservada aos quatro primeiros países do ranking, cada um com quatro equipas garantidas. São ao todo 26 as equipas com lugar garantido à partida, sobram apenas seis que virão da qualificação.

É aí que entra o Benfica, que terá de partir da terceira pré-eliminatória, numa das duas vias definidas pela UEFA. Estará no caminho dos não campeões, onde entram cinco equipas diretas, a que se juntam três que virão da segunda pré-eliminatória. Os quatro vencedores apuram-se para os play-off, de onde chegam duas equipas à fase de grupos. As outras quatro vêm do caminho dos campeões.

Além do Benfica, têm já presença garantida nessa terceira pré-eliminatória o Spartak Moscovo e o Dínamo Kiev. Entrará ainda o terceiro classificado de França (nesta altura o Lyon, mas com hipóteses ainda de poder ser o Mónaco ou o Marselha), mais ou segundo da Bélgica, que será o Standard Liège ou o Anderlecht.

Entre as equipas que poderão vir da segunda pré-eliminatória estão Basileia Ajax, PAOK e Sturm Graz.

O Benfica sabe já que será cabeça de série no sorteio da pré-eliminatória, tendo em conta o seu coeficiente. De igual modo, se se apurar para a fase de grupos também entrará no Pote 2, tal como o FC Porto.

Se falhar na terceira pré-eliminatória ou no play-off o Benfica já tem de resto garantida a presença na fase de grupos da Liga Europa, outra das novidades desta época.

Equipas já qualificadas para a fase de grupos da Liga dos Campeões:

Espanha: Barcelona, Atlético Madrid, Real Madrid, Valência

Alemanha: Bayern Munique, Schalke, Hoffenheim, Borussia Dortmund

Inglaterra: Manchester City, Manchester United, Tottenham, Liverpool

Itália: Juventus, Nápoles, Roma, mais 1 (Lazio ou Inter)

França: PSG, mais 1 (Mónaco, Lyon ou Marselha)

Rússia: Lokomotiv Moscovo, CSKA Moscovo

Portugal: FC Porto

Ucrânia: Shakhtar Donetsk

Bélgica: Club Brugge

Turquia: A definir, Galatasaray lidera antes da última jornada

Pote 1

Vencedor Liga Campeões (Real Madrid ou Liverpool)

Vencedor Liga Europa (At. Madrid ou Marselha)

Barcelona

Bayern Munique

Manchester City

Juventus

PSG

Lokomotiv Moscovo

Pote 2

Ainda várias posições em aberto, dependendo nomeadamente dos vencedores das finais europeias, mas para já estão no Pote 2, além do FC Porto, o Manchester United, o Shakhtar Donetsk e o Nápoles. Ainda podem entrar Real Madrid e At. Madrid, se não vencerem as finais, mais o Benfica se aqui chegar. Liverpool, Roma ou Schalke são as outras equipas com a presença em aberto no Pote 2. Ou seja, que não serão adversários dos «dragões» nem eventualmente do Benfica.

Quanto à Liga Europa, ainda muito em aberto, dependendo da final da Taça de Portugal, no próximo domingo. Como terceiro classificado no campeonato, o Sporting tem entrada na terceira pré-eliminatória, mas se vencer a Taça passa diretamente para a fase de grupos.

Se for o Desp. Aves a vencer fica com esse lugar e não abre vaga para o quinto classificado, o Rio Ave.

Se for o Sporting a ir à fase de grupos, então entra o Sp. Braga, quarto classificado, na terceira pré-eliminatória, e o Rio Ave na segunda.