O CSKA Moscovo, adversário do Sporting no «playoff» de acesso à Champions, chegou a esta fase da prova depois de uma gloriosa recuperação em Praga.
 
Na terceira pré-eliminatória, um empate em Moscovo na primeira mão, a 2-2, frente ao Sparta, parecia algo comprometedor para a formação treinada por Leonid Slutsky, que hoje mesmo foi nomeado sucessor de Fabio Capello como selecionador russo (vai acumular funções).  
 
Para mais, o jogo da segunda mão, na capital checa começara muito mal para o CSKA: aos 16 minutos, já perdiam por 2-0.
 
Mas o CSKA fez depois recuperação gloriosa, selando a viragem para 2-3, graças a bis de Musa e ao golo decisivo de Dzagoev, aos 76.

Na época passada, o CSKA ficou-se pela fase de grupos da Champions, terminado no último lugar do grupo E, com cinco pontos, os mesmos da Roma, e muito atrás de Manchester City (8) e Bayern Munique (15). Frente aos bávaros, o CSKA perdeu em Moscovo 0-1 e 3-0 na Alemanha.

Grande rival do Zenit de Villas-Boas na liga russa

O CSKA reparte a liderança da liga russa com o Zenit de André Villas-Boas (têm ambos três jogos, três vitórias, neste arranque de prova 15/16) e vai receber, no próximo domingo, o Amkar, na quarta jornada. 

Na época passada, o agora adversário do Sporting foi segundo classificado, com 60 pontos, a sete do campeão Zenit e com os mesmos pontos do Krasnodar. Mas há dois anos, em 13/14, o CSKA festejou o título, batendo o rival de São Petersburgo por um ponto: 64/63.

Fundado em 1911, o CSKA é o 41.º no ranking UEFA. Tem raízes como clube do exército e venceu a Taça UEFA 2005, em Alvalade, frente ao Sporting.

Treze vezes campeão russo e/ou soviético, somou ainda 12 taças e seis supertaças nacionais.

Base russa, três suecos, um croata, um finlandês e nigeriano goleador
 
A base do plantel do CSKA é russa, reunindo vários jogadores de seleção e alguns dos melhores jogadores russos da atualidade (Akinfeev, Berezutski, Dazgoev, Ignasevich, Chenikov…), mas o elenco moscovita possui ainda alguns estrangeiros.
 
Há um brasileiro, o defesa Mário Fernandes, o finalandês Eremenko, o croata Tosic, três suecos (o médio Wernbloom e os avançados Strandberg e Aliev), um grego (o médio Natcho) e um goleador nigeriano, Ahmed Musa, autor do primeiro golo do CSKA em Praga.
 
CONHEÇA O PLANTEL DO CSKA MOSCOVO