O Benfica recebeu pouco mais de 20,6 milhões de euros da UEFA, pela sua participação na Liga dos Campeões e Liga Europa, em que foi finalista.

Os encarnados receberam quase 15,4 milhões pelos seis jogos disputados no Grupo C da Liga dos Campeões, segundo um documento divulgado pela UEFA. Este valor inclui  um bónus de participação de 8,6 milhões de euros, mais 3,5 milhões pelos resultados alcançados e 3,3 de receitas de «market pool»  (receitas relacionadas com o mercado televisivo)

Pela sua participação na Liga Europa, o Benfica recebeu um montante próximo dos 5,3 milhões - quase 768 mil euros por «market pool» e 4,5 pelos resultados conseguidos até à final, onde arrecadou 2,5 milhões.

O FC Porto garantiu pouco mais de 14,2 milhões na Champions - 8,6 milhões de participação, 2 pelo desempenho na prova e 3,6 em «market pool». A este montante junta-se 1,3 milhões de euros pela sua participação na Liga Europa. No total, os dragões receberam pouco mais de 15,5 milhões.

Pela passagem na fase de grupos da Liga Europa, o V. Guimarães encaixou 2,2 milhões, enquanto Estoril e P. Ferreira receberam 1,9 cada.  Foram distribuídos 209 milhões de euros pelos 56 clubes (de 27 países) que participaram na Liga Europa.

A UEFA distribuiu 904 milhões de euros pelos 32 clubes participantes na Liga dos Campeões, sendo que o clube que mais lucrou foi, naturalmente, o campeão europeu Real Madrid. Os merengues arrecadaram 57,4 milhões, seguindo-se o PSG ,  que ganhou 54,4, e o At. Madrid, com 50. No mínimo cada emblema que passou pela Champions recebeu 12,2 milhões, aponta a nota informativa no site do organismo.

«Cada clube teve direito a um montante mínimo pela participação na prova, recebendo depois um bónus pelas vitórias e empates conseguidos na fase de grupos e nas eliminatórias disputadas», explicou a UEFA, acrescentando: «Foram também atribuídas verbas de acordo com o valor proporcional do mercado televisivo nacional de cada clube, entre outros factores.»

Os responsáveis do organismo que regula o futebol europeu lembram que o « montante global dos prémios incluiu as verbas relativas a alguns clubes» que estarão retidas «por não terem sido cumpridos os regulamentos do “fair play” financeiro».

[artigo atualizado]