O FC Porto sucede ao Benfica no lote de equipas que já foram afastadas da Liga dos Campeões apesar de terem somado dez pontos numa fase de grupos com este formato (duas voltas com quatro equipas e apurados os dois primeiros).

Em 2013/14 o Benfica fez 10 pontos no Grupo C mas ficou atrás do Paris Saint-Germain (13 pontos) e Olympiakos, que também fez dez. Dois anos depois o FC Porto passa pelo mesmo, depois de ter perdido os dois últimos jogos do Grupo G: termina com dez pontos, a um do Dinamo de Kiev e a três do Chelsea de José Mourinho.

Refira-se que também em 2013/14 o Nápoles ficou afastado dos oitavos de final apesar de ter somado doze pontos, algo inédito no atual formato da prova. Mas tendo em conta equipas eliminadas com dez pontos, então o FC Porto sucede ao Benfica numa lista que tem mais nove casos. Sete mais dois, digamos assim.

Os dois primeiros casos referem-se a temporadas em que a prova tinha duas fases de grupos, mas num contexto igual (duas voltas com quatro equipas e apurados os dois primeiros). Em 1999/2000 o Dinamo de Kiev terminou a segunda fase de grupos com dez pontos e falhou assim os quartos de final. Três anos depois aconteceu o mesmo ao Borussia Dortmund.

O Dinamo de Kiev é, de resto, a única equipa que já foi eliminada duas vezes com dez pontos. Em 2004/05 repetiu o feito, já no formato atual. PSV (2003/04), Olympiakos (2004/05), Werder Bremen (2006/07), Manchester City (2011/12), Cluj (2012/13) e Chelsea (2012/13) são os outros exemplos de equipas eliminadas no mesmo contexto que agora atira o FC Porto para a Liga Europa.

No plano oposto refira-se que a Roma igualou o recorde negativo de pontos que valem a presença nos oitavos de final. A equipa italiana continua na Liga dos Campeões apesar de ter feito apenas seis pontos, igualando aquilo que tinha acontecido com o Zenit (2013/14).