Nove pessoas foram hoje detidas no centro de Kiev após confronto entre adeptos ucranianos do Dínamo e holandeses do Ajax, antes do jogo entre as duas equipas para o play-off de acesso à Liga dos Campeões de futebol.

«A polícia pôs termo aos confrontos que ocorreram num bar próximo do estádio olímpico e nove dos intervenientes mais ativos foram conduzidos à esquadra e detidos», informou a polícia ucraniana em comunicado.

Imagens dos desacatos, que foram gravadas por testemunhas presentes no local e colocadas nas redes sociais, permitem ver dezenas de jovens a correrem em direção a um café numa rua deserta, perseguidos por uma vintena de polícias de choque, sendo audíveis o som de tiros.

Cerca de 1 500 polícias e soldados da Guarda Nacional ucraniana foram colocados no centro de Kiev para prevenir eventuais desacatos antes do jogo, que terminou com um nulo, suficiente para a equipa holandesa se qualificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, depois da vitória na primeira mão por 3-1 em Amesterdão.