A Liga dos Campeões da próxima época começa a ganhar forma, com a definição dos vários campeonatos. O Benfica, campeão nacional, é a única equipa portuguesa com entrada direta na fase de grupos, mas volta a não ter lugar no Pote 1 para o sorteio: os encarnados entram para já para o Pote 3, podendo ainda subir ao Pote 2.

Ora para isso acontecer, ou seja para o Benfica subir ao Pote 2, é necessário que FC Porto ou Ajax falhem o apuramento. As duas equipas vão disputar a terceira pré-eliminatória e o play-off, para aceder à fase de grupos, tendo entrada direta no Pote 2 se conseguirem passar essas duas rondas preliminares.

Nesta altura, de resto, estão definidas 26 das 32 equipas que chegarão aos grupos. A lista vai ficar completa só no final de agosto, com as seis equipas que se apurarem através das pré-eliminatórias.

Quanto à divisão das equipas pelos vários potes para o sorteio, é possível perceber que o Pote 1 já estão totalmente definido, enquanto o Pote 2 tem seis das oito equipas também certas: falta perceber, lá está, se FC Porto e Ajax se juntam ao grupo.

Da mesma maneira, o Pote 3 e 4 ainda têm algumas dúvidas, mas poucas, havendo nesta altura seis equipas em dúvida: para além de FC Porto e Ajax, também Dínamo Kiev, Celtic, FC Copenhaga e Dínamo Zagreb estão dependentes das pré-eliminatórias que vão ter de disputar.