Outra vez o Chelsea de José Mourinho no caminho do FC Porto, agora com a aliciante de Ilker Casillas estar do lado da equipa portuguesa, como adversário do antigo treinador do Real Madrid.

Um duelo que começou a desenhar-se logo depois da conquista do FC Porto em Gelsenkirchen, em 2004, com José Mourinho a voltar ao novo Dragão, poucos meses depois, já no papel de Special One. Depois disso houve mais dois embates entre os dois emblemas (ver no histórico) e, entretanto, já sem Mourinho, o Chelsea também foi campeão da Europa em 2012 quando Mourinho estava ao leme do Real Madrid.

Mourinho voltou, entretanto, ao Chelsea para ser campeão na última temporada, enquanto Casillas deixou o Real Madrid para rumar ao FC Porto no último defeso.

Dínamo Kiev: quarta visita ao Dragão desde a glória de 1987

Maccabi Tel Aviv: campeão israelita com «credenciais» suíças
 
Melhor prestação na prova: campeão europeu em 2012.
 
Na prova como: entrada direta como campeão inglês.
 
Principais entradas: Pedro (Barcelona), Begovic (Stoke)m, Abdul Baba (Augsburgo) e Falcao (Monaco).
 
Principais saídas: Filipe Luís (At. Madrid), Petr Cech (Arsenal), Mohamed Salah (Roma), Juan Cuadrado (Juventus) e Didier Drogba (Montreal).
 
Treinador: José Mourinho
 
Plantel do Chelsea
 
Calendário do Chelsea
 
Histórico de confrontos:
Seis jogos na Liga dos Campeões, quatro vitórias para o Chelsea, um empate e uma vitória para o FC Porto. Um duelo que começou a desenhar-se em 2004, depois do FC Porto ter conquistado o título europeu e depois de Mourinho rumar ao Chelsea. Nesse ano, na fase grupos, a equipa inglesa venceu em Stamford Bridge (3-1) e perdeu no então novíssimo Dragão (1-2). O duelo repetiu-se em 2006/07, mas agora a eliminar, nos oitavos de final. Depois de um empate no Dragão (1-1), o FC Porto esteve a vencer em Londres, com um golo de Quaresma, mas foi Mourinho que seguiu em frente com golos de Robben e Ballack (2-1). Ainda houve um terceiro duelo, outra vez na fase de grupos, em 2009/10, mas desta vez sem Mourinho. Desta última vez o Chelsea venceu os dois jogos por 1-0, com Anelka a marcar nos dois estádios.