A equipa de sub-19 do Benfica, com um onze remodelado, voltou a bater o Galatasaray, desta vez por 2-0, no Seixal, depois do histórico 11-1 em Istambul, e voltou a destacar no topo da classificação do Grupo C, com um máximo de 12 pontos, garantindo desde já a qualificação para a próxima fase, mas se ficar em segundo lugar, terá ainda de disputar um play-off para chegar aos oitavos de final da competição.

A equipa de João Tralhão precisava apenas de um ponto para garantir um dos dois primeiros lugares e, nesse sentido, o treinador abriu espaço para os jogadores menos utilizados, prescindindo de alguns jogadores que têm sido referência nesta equipa, com destaque para Diogo Gonçalves, já com sete golos nesta edição, além de José Gomes, Hildeberto Pereira e Renato Sanches [está convocado para a equipa principal] que nem se sentaram no banco de suplentes.

Atlético Madrid goleou Astana

Mesmo desfalcado, o Benfica assumiu as rédeas do jogo, instalando-se no meio-campo do Galatasaray, com uma elevada posse de bola e uma série de oportunidades. Buta, extremo que tem jogado adaptado a lateral nos juniores, na senda de Hildeberto na equipa B e de Clésio na equipa principal, criou a primeira oportunidade, logo aos 2 minutos, com um cruzamento a que Sarkic não chegou a tempo. Logo a seguir, Martin colocou a bola nas redes turcas, mas estava em posição irregular.

O Benfica tinha total controlo sobre o jogo e, aos 24 minutos, chegou à vantagem, com um remate certeiro do montenegrino Sarkic, depois da defesa turca não ter conseguido afastar um cruzamento de Tiago Dias. Cinco minutos depois, Celil Yüksel fez falta evidente sobre Martin na área, mas João Carvalho, desde a marca dos onze metros, atirou ao lado. Tiago Dias acabaria por deixar o campo pouco depois, com queixas no joelho direito, cedendo o lugar a Banjaqui.

O Benfica continuou a carregar e o árbitro chegou a marcar novo castigo máximo, por suposto corte com a mão de um defesa do Galatasaray, mas depois de consultar o assistente, recuou na sua decisão. O Benfica chegava ao intervalo com uma vantagem escassa para o volume de jogo que apresentou, com um total de catorze remates, sem que o guarda-redes André Ferreira tivesse sido chamado a intervir.
  O mesmo quadro na segunda parte, com a equipa de João Tralhão a mandar no jogo e João Carvalho, a passe de Banjaqui, redimiu-se da grande penalidade desperdiçada na primeira parte, com um remate com o pé esquerdo a resultar no 2-0 aos 60 minutos.

O Benfica manteve o controlo do jogo até final (70 por cento de posse de bola), criou mais uma série de oportunidades (24 contra apenas uma do Galatasaray), com destaque para a boa entrada do costa-riquenho Loría, mas o resultado não voltou a sofrer alterações. Ainda assim, com mais dois golos, a equipa de João Tralhão mantém uma média superior a cinco golos por jogo.

Com a quarta vitória consecutiva, o Benfica assegura desde já a qualificação para a próxima fase, mas terá ainda de discutir o primeiro lugar com o Atlético Madrid nos dois jogos que faltam. Caso termine esta fase em primeiro lugar, o Benfica garante de imediato os oitavos de final, mas se ficar em segundo terá ainda de disputar um play-off com uma das equipas que foi campeã de juniores no respetivo país, mas que não tem representante na atual edição da Liga do Campeões.

Recordamos que nos oitavos de final, disputados num só jogo, os vencedores dos grupos jogam em casa.
 
FICHA DO JOGO

Caixa Futebol Campus, no Seixal
Árbitro: Alain Bieri (Suíça)

BENFICA:
André Ferreira; Buta, Rúben Dias, João Lima e Yuri Ribeiro; Gonçalo Rodrigues, Pedro Rodrigues (Fábio Novo, 82m) e Martin (Loría, 62m); Tiago Dias (Banjaqui, 37m), Sarkic e João Carvalho.
Suplentes não utilizados: Fábio Duarte, Francisco Ferreira, Ricardo Araújo e João Pereira.

GALATASARAY:
Karaca, Özdemir, Şengül (Turan, 70m), Demir, Gönül (Öztürk, 85m), Türkmen, Yüksel, İşsever, Işık, Yetkin, Çalışkan (Yeşilyurt, 68m).
Suplentes não utilizados: Ozer, Tantan, Davas e Goksu.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Sarkic (24m) e João Carvalho (60m).
Disciplina: cartão amarelo a Volkan İşsever (4m) e João Lima (84m).
Resultado final: 2-0.

A classificação do Grupo C (4ª jornada):
Benfica, 12 pontos; At. Madrid, 9; Galatasaray, 3; Astana, 0.

FILME DO JOGO


FINAL:
o Benfica garante a qualificação para a próxima fase da Youth League ainda com dois jogos por disputar, mas precisa ainda de garantir o primeiro lugar para conseguir a qualificação direta para os oitavos de final.

90m: JOÃO LIMA! Remate fora da área e defesa incompleta de Karaca, com a bola a passar outra vez perto do poste.

90m: Fábio Novo quase faz o 3-0. O guarda-redes ainda desvia o remate e a bola passa a rasar o poste!

85m: saiu Soner Gönül e entrou Hüseyin Öztürk.

84m: CARTÃO AMARELO a João Lima (Benfica)

82m: SUBSTITUIÇÃO NO BENFICA: saiu Pedro Rodrigues, entrou Fábio Novo.

79m: mais um remate do costa-riquenho Loría, à figura de Karaca.

76m: Buta passa atrasado para a entrada de Loría que atira forte, ainda fora da área, mas acerta na cabeça de um defesa turco que precisa de receber assistência.

75m: Loría destaca-se pela direita, entra na área, mas acaba desarmado pelo guarda-redes junto à linha de fundo.

70m: SUBSTITUÇÃO NO GALATASARAY: saiu İsmail Şengül (lesionado) e entrou Çetin Turan.

68m: SUBSTITUIÇÃO NO GALATASARAY: saiu Kerem Çalışkan e entrou Muhammet Yeşilyurt.

63m: SUBSTITUIÇÃO NO BENFICA: saiu Martin, entrou Loría.

60m: GOLO DO BENFICA!!!! João Carvalho! Banjaqui entra na área pela esquerda e cruza atrasado para o remate de primeira, com o pé esquerdo, de João Carvalho.


55m: Buğra Yetkin destaca-se na zona frontal e atira ao lado. Foi a melhor oportunidade do Galatasaray neste jogo.

50m: Pedro Rodrigues atira de fora da área, ao lado.

46m: começa a segunda parte, sem novas alterações nas equipas.

INTERVALO: vantagem escassa para um jogo totalmente dominado pelo Benfica. Sarkic marcou o único golo até ao momento e João Carvalho desperdiçou uma grande penalidade. O guarda-redes do Benfica não fez uma única intervenção.


45m: mais um minuto ...

43: domínio avassalador do Benfica, com 14-0 em remates.

40m: o árbitro volta a apontar para a marca de grande penalidade, por uma suposta mão de um defesa turco na área, mas depois recua e anula a sua decisão. De facto, parece não existir falta...

38m: lance individual de João Carvalho, mas a defesa turca corta para canto

37m: SUBSTITUIÇÃO NO BENFICA: saiu Tiago Dias (lesionado), entra Banjaqui

35m: Tiago, com queixas no joelho direito, precisa de receber assistência. Benfica com dez...

30m: JOÃO CARVALHO FALHA GRANDE PENALIDADE! Médio atira colocado, mas ao lado.


29m: PENALTI PARA O BENFICA! Celil Yüksel fez falta evidente sobre Martin.

24m: GOLO DE SARKIC (1-0)!!! Tiago Dias cruza da direita, a defesa do Galatasraay não consegue afastar e o avançado montenegrino atira a contar.


22m: João Lima cabeceia por cima da trave na sequência de um canto da esquerda.

15m: primeiros quinze minutos com o Benfica por cima.

13m: Gonçalo Rodrigues atira fora da área e obriga Karaca a defesa apertada para canto.

8m: Benfica com elevada posse de bola e controlo total sobre o jogo.

5m: livre de João Carvalho e Martin marca na recarga, mas estava em posição irregular. Não valeu...

4m: CARTÃO AMARELO a Volkan İşsever (Galatasaray) por falta sobre João Lima.

2m: Buta cruza da direita, Sarkic entra junto ao primeiro poste, mas o guarda-redes do Galatasaray antecipa-se e anula o lance.

0m: COMEÇOU O JOGO!