O Benfica joga esta quarta-feira na Rússia, com o CSKA Moscovo, numa altura em que está com um pé fora das competições europeias, embora matematicamente ainda possa apurar-se tanto para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões (2.º lugar) como para a Liga Europa (3.º).

As contas porém são bastante difíceis para os encarnados, que para escaparem ao último lugar do Grupo A têm de vencer os dois últimos jogos frente a CSKA de Moscovo e Basileia e esperar que o Manchester United, líder do grupo, com 12 pontos, vença também os mesmos adversários. Mesmo assim, pode não chegar, já que os encarnados têm de recuperar de uma grande diferença de golos relativamente a CSKA e Basileia. Descontando os confrontos com o Manchester, as diferenças de golos no confronto direto entre estas três equipas é a seguinte: Basileia (+6 golos), CSKA (0), Benfica (-6 golos).

As contas do grupo ficaram embrulhadas com o triunfo esta noite do CSKA de Moscovo na Suíça (por 2-1). Com este resultado, os russos fazem os mesmos seis pontos do que o Basileia, embora percam na diferença de golos para os suíços.

O Benfica é último classificado e teria de fazer uma recuperação histórica para atingir o 2.º ou até o 3.º lugar.

O registo negativo dos encarnados é tal que na Liga dos Campeões não há memória de um cabeça de série com uma prestação tão fraca à quarta jornada: zero pontos em quatro jogos.

GRUPO A Jogos Golos Pontos
Manchester United        4 +9 12
Basileia      4 +3 6
CSKA Moscovo      4 -3 6
Benfica     4 -9 0

Critérios de desempate:

1. Maior número de pontos nos jogos entre as equipas empatadas 

2. Melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas

3. Maior número de golos marcados em todos os jogos destas equipas

4. Mais golos marcados fora nos jogos entre as duas equipas

Caso estes pontos não sejam suficientes, seguem-se critérios que incluem todos os jogos do grupo.

Em caso de persistência do empate o derradeiro critério de desempate é o ranking da UEFA.