Mais de 70 por cento de posse de bola e 1070 passes contra pouco mais de 300.

Os números deveriam sustentar uma vitória do Manchester City sobre o Basileia, mas a equipa de Pep Guardiola averbou uma surpreendentemente derrota caseira aos pés do Basileia na 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

No final da partida, na zona de entrevistas rápidas, o técnico dos Citizens, fez o diagnóstico da primeira derrota caseira da equipa inglesa desde dezembro de 2016. «A primeira parte foi relativamente boa, mas na segunda esquecemo-nos de atacar, esquecemo-nos de jogar. Quando passamos a bola, fazemo-lo para passar pelos adversários: simplesmente só por passar, como fizemos, não é nada e a segunda parte foi muito, muito pobre», afirmou.

«Não é fácil jogar com uma vantagem de 4-0», prosseguiu Guardiola, referindo-se ao resultado da 1.ª mão na Suíça. «Tentámos, falámos sobre isso e penso que mostrámos vontade de vencer na primeira parte. Criámos muitas oportunidades e estivemos bem. Mas na segunda parte isso não aconteceu. «Limitámo-nos a passar a bola e quando isso acontece... isso não é futebol», concluiu.