Daniel Carriço (Sevilha), Diogo Figueiras e André Martins (ambos do Olympiakos) garantiram esta terça-feira a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, mas Miguel Vítor (Hapoel Beer-Sheva) ficou pelo caminho no primeiro grupo de jogos do «play-off» de acesso à apetecida liga dos milhões.

O Olympiakos não precisou de recorrer aos portugueses Diogo Figueiras (banco, entrou aos 61 minutos) e André Martins (não foi convocado) para confirmar a qualificação diante dos croatas do Rijeka (1-0), com o mesmo resultado que tinham trazido de Atenas, agora reforçado com um golo de Marko Marin (25m).

Celtic consentiu quatro golos em Astana, mas segue em frente

O Sevilha seguiu a mesma receita e, sem Daniel Carriço (não convocado), também carimbou o «passaporte» para a próxima fase, apesar de um susto inicial diante dos turcos do Istambul Basaksehir. A equipa andaluza tinha vencido na Turquia por 2-1, mas esteve a perder no Sánchez Pizjuán - golo de Eljero Elia (17m) - antes de dar a volta ao resultado, com golos de Escudero (52m) e Wissam Ben Yedder (75m). Os turcos não baixaram os braços e ainda empataram, a sete minutos do final, obrigando os espanhóis a sofrer até ao fim.

Menos sorte tiveram os israelitas do Hapoel Beer-Sheva de Miguel Vítor que depois de vencerem em casa por 2-1, foram à Eslovénia deitar tudo a perder, com Mitja Viler (15m) a marcar o golo solitário que deu acesso aos milhões da fase de grupos.

Nos restantes jogos, destaque para nova vitória do Nápoles sobre o Nice (2-0). Depois da vitória por 2-0 no San Paolo, a equipa italiana confirmou a qualificação para a liga dos milhões com um golo solitário de Jose Maria Callejon a passe de Hamsik, 48 minutos. Já nos últimos instantes da partida, Lorenzo Insigne confirmou o segundo triunfo dos napolitanos.

Os play-off ficam completos esta quarta-feira, com mais cinco jogos. Além do Sporting, que vai decidir a eliminatória em Bucareste, depois de um nulo em Alvalade, vão ainda a jogo os portugueses Danny (Slavia Praga) e Nuno Morais (APOEL Nicósia) num embate marcado para a capital da República Checa em que os cipriotas partem uma vantagem de dois golos.

Jogos de terça-feira:

Astana-Celtic, 4-3 (0-5)

Maribor-Hapoel Beer Sheva, 1-0 (1-2)

Nice-Nápoles, 0-2 (0-2)

Rijeka-Olympiakos, 0-1 (1-2)

Sevilha-Istambul Basaksehir, 2-2 (2-1)

Jogos de quarta-feira:

CSKA Moscovo-Young Boys (1-0)

Steaua Bucareste-Sporting (0-0)

FC Copenhaga-Qarabag FK (0-1)

Liverpool-Hoffenheim (2-1)

Slavia Praga-APOEL Nicósia (0-2)