O Celtic apanhou um pequeno susto no Cazaquistão diante do Astana, mas garantiu a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa escocesa viajou com uma tranquilidade assente nos cinco golos sem resposta que trazia de Glasgow, mas a verdade é que a mais de vinte minutos do final estava a perder por 1-4. Um golo do francês Olivier Ntcham acabou com a questão e permitiu a Brendan Rodgers respirar de alívio.

Confira a FICHA DO JOGO

O jogo em Glasgow tinha tido apenas um sentido, mas o Astana encarregou-se de deixar claro que ainda faltavam 90 minutos por jogar. A equipa da casa abriu o marcador, aos 26 minutos, com um desvio infeliz de Kristoffer Vassbakk Ajer para as próprias redes, mas um golo de Scott Sinclair, sete minutos depois, foi suficiente para tranquilizar os «católicos» escoceses. A partir daqui, o Astana estava obrigado a marcar mais seis sem voltar a sofrer.

A missão do Astana parecia impossível ao intervalo, mas dois golos a abrir a segunda parte – marcados por Serikzhan Muzhikov (48m) e Patrick Twumasi (49m) – abriram novas perspetivas. Um segundo golo de Patrick Twumasi, aos 69 minutos fez mesmo tremer os escoceses. Num ápice, os cazaquistaneses estavam a ganhar por 4-1 e estavam a três golos de passar a eliminatória.

Com o Astana balanceado para o ataque à procura do quinto golo, o Celtic acabou por acabar com a questão com um rápido contra-ataque. Olkiver Ntcham assinou o segundo golo do Celtic que obrigava o Astana a chegar aos oito para poder seguir em frente. Um golo que acabou mesmo por desmoralizar a equipa da casa que, logo a seguir, baixou o ritmo e ainda consentiu mais um golo, já nos últimos instantes da partida, marcado por Leigh Griffiths.

Tudo somado, o Celtic acaba por chegar à fase de grupos com uma vantagem confortável de 8-4 no conjunto dos dois jogos, mas a verdade é que chegaram a tremer em Astana.