Os portugueses André Simões e Hélder Lopes foram titulares no empate (1-1) do AEK de Atenas na receção aos húngaros do Videoton, resultado que permitiu ao campeão grego garantir o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, fruto do triunfo por 2-1 há uma semana fora de portas.

Petros Mantalos marcou para a equipa helénica aos 48 minutos, mas pouco depois os visitantes chegaram ao empate por intermédio de Loic Nego.

O AEK precisou de sofrer para conservar a vantagem na eliminatória, já que jogou os últimos minutos em inferioridade numérica por expulsão de Hélder Lopes, que viu o vermelho direto por cabecear um adversário nas barbas do árbitro.

Quem também assegurou um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões foram os suíços do Young Boys e os holandeses do Ajax.

Depois do empate na 1.ª mão a um golo diante do Dínamo Zagreb, o Young Boys foi à Croácia arrancar um triunfo por 2-1. Izet Hajrovic ainda deu vantagem à equipa da casa nos minutos iniciais, mas o conjunto helvético virou o jogo e a eliminatória em três minutos com dois golos de Guillaume Hoarau (64' e 66').

Já o Ajax empatou na Ucrânia sem golos com o Dínamo Kiev e selou a passagem à fase de grupos, depois do triunfo em Amesterdão por 3-1.

Nesta quarta-feira entram em ação Benfica, PAOK, Bate Borisov, PSV, Estrela Vermelha e Salzburgo, que lutam pelo três últimos lugares na prova milionária.