A história do Real Madrid em duelos com o Borussia Dortmund no Westfalenstadion não antecipava nada de bom aos campeões europeus. Os merengues nunca tinham ganho ao adversário desta noite na Alemanha e nos últimos dois jogos, já com Cristiano Ronaldo, tinham regressado à capital espanhola com duas derrotas sem espinhas (4-1 e 2-0) na bagagem.

Desta vez, o guião esteve perto de ser o oposto. Cristiano Ronaldo bem que se esforçou para escrever um final feliz, mas os merengues desperdiçaram duas vantagens ao longo da partida, ambas no final de cada parte, e empataram a dois golos.

O craque português inaugurou o marcador para os merengues e, com uma «quase-assistência», devolveu a vantagem aos visitantes depois de uma má abordagem de Keylor Navas na abordagem a um livre batido por Raphael Guerreiro nos instantes finais da primeira parte.

Dando a iniciativa do jogo ao Borussia Dortmund, o Real Madrid apostou essencialmente no aproveitamento do bloco muito subido dos alemães para lançar contra-ataques velozes. Foi assim que chegou à vantagem aos 17 minutos. Passe de James para Bale, com o galês a dar de calcanhar para o remate forte de primeira de Cristiano Ronaldo.

O Real Madrid estava na frente e mantinha uma postura observadora, à espera do erro da equipa da casa. Mas foi Keylor Navas, a regressar à competição após longa ausência por lesão, a comprometer na reta final do primeiro tempo. Raphael Guerreiro bateu um livre à figura do costarriquenho, que defendeu para a frente. A bola fez ricochete em Varane e seguiu para a baliza, com Aubameyang a confirmar o golo do empate em cima na linha de baliza. Pouco depois, Ronaldo ainda introduziu, de cabeça, a bola na baliza do Dortmund, mas estava em posição de fora-de-jogo.

Com mais bola no arranque da segunda parte, mas a sofrer ainda alguns sustos (Raphael Guerreiro quase marcou aos 61’), o Real voltou à vantagem aos 68 minutos. Ronaldo tirou um cruzamento da esquerda para a zona do segundo poste. Meio golo que Benzema desperdiçou com um remate à barra, mas a bola sobrou para Varane, que só precisou de encostar.

Com muitas dificuldades para suster o assalto final da equipa de Tuchel, o Real Madrid acabou por permitir mesmo o golo do empate. Carvajal calculou mal o ataque a um cruzamento para o interior da área e a bola sobrou para Schurrle, que disparou um remate fortíssimo sem hipóteses para Navas.

Cristiano Ronaldo não chegou e cumpriu-se a tradição: o Real continua sem conseguir ganhar ao Borussia em solo germânico. Isso e já lá vão três empates consecutivos. Há crise em Madrid?