Paulo Sousa considera que o Basileia fez história ao garantir a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, na terça-feira, com um empate 1-1 frente ao Liverpool em Anfield.

«Todos nós fizemos história hoje por este clube fantástico, o FC Basileia. A minha equipa foi uma grande lutadora e tivemos o apoio fantástico dos adeptos aqui no estádio. Isso vai dar-nos muita confiança daqui para a frente», destacou o treinador português no final do jogo.

Com o empate na última jornada, o Basileia garantiu o segundo lugar do Grupo B, com sete pontos, menos 11 do que o Real Madrid, que terminou a primeira fase com o pleno de vitórias. O Liverpool terminou no terceiro posto, com cinco pontos, e caiu para a Liga Europa.

«Não foi fácil, o Liverpool tem uma grande equipa. Tínhamos a intenção de levar personalidade para o campo aqui em Anfield e conseguimos. O plano funcionou. Não acho que Liverpool tenha jogado mal. Prefiro olhar para nós e acho que fizemos muitas coisas bem. Foi um jogo muito intenso e tivemos combinações maravilhosas», disse o antigo internacional.

Paulo Sousa, campeão europeu com a Juventus e com o B. Dortmund enquanto jogador, reconheceu que «os últimos minutos foram difíceis de suportar». «Até à parte final, fomos a melhor equipa em campo. Depois disso, foi difícil controlar o jogo. Mas, atenção, isto é Anfield. Jogámos contra o Liverpool, é uma grande equipa e naturalmente criou-nos algumas dificuldades no final», sublinhou.

Paulo Sousa é um dos três treinadores portugueses cujas equipas se qualificaram para os oitavos de final, juntamente com José Mourinho (Chelsea) e Leonardo Jardim (Mónaco). Marco Silva poderá ser o quarto no final da ronda desta noite