Depois de ter acertado na previsão do vencedor da última edição da Liga dos Campeões (Real Madrid), a UEFA.com lançou uma nova previsão na véspera do arranque dos oitavos de final da mais importante prova europeia de clubes.

De acordo com o site do organismo, quem vai erguer o troféu em Cardiff a 3 de junho será... o Barcelona.

Para chegar a esta conclusão, o site do organismo que tutela o futebol na Europa baseou-se numa série tendências históricas, a começar pelo facto de dez dos 11 últimos vencedores da Champions (exceção feita ao Inter de José Mourinho, em 2010) terem vencido as respetivas fases de grupos.

Se a tradição for cumprida, há oito equipas imediatamente excluídas das contas: Benfica, FC Porto, Paris Saint-Germain, Manchester City, Bayern Munique, Bayer Leverkusen, Sevilha e o campeão em título Real Madrid.

O «factor experiência» também é importante. Reza a história que desde a introdução do novo formato da prova (1992/93) nenhum clube estreante nesta competição conseguiu erguer o troféu, o que afastaria o campeão inglês Leicester.

Mais há mais dados que contribuem como factores de exclusão. Arsenal, Atlético Madrid, Leicester, Bayer Leverkusen, Manchester City, Mónaco, Nápoles, PSG e Sevilha nunca venceram a competição e, caso conseguissem fazê-lo agora, quebrariam com uma tradição que se arrasta há cerca de 20 anos e que só o Chelsea conseguiu quebrar.

Vale o que vale.