Por Pedro Jorge Lourenço e Oriana Martinho, alunos da pós-graduação Media Capital/ISCTE em jornalismo

Estão previstos cerca 60 mil espanhóis espalhados por Lisboa para colorir a final da Champions. Na sexta-feira muitos se anteciparam e vieram visitar o local da festa no Terreiro do Paço

O UEFA Champions Festival teve esta sexta-feira um cheiro espanhol. Muitos cachecóis e bandeiras a representar ambos clubes madrilenos pintaram o Rossio até à praça do comércio.

Maisfutebol encontrou três amigos de Valência, fãs incondicionais do Real Madrid, que não tiveram quaisquer dúvidas em lançar prognósticos. «O Real vai vencer por três a um, Cristiano (Ronaldo) e (Gareth) Bale são os marcadores», o terceiro golo deixaram ficar no ar. 

Apenas um vai ver o jogo ao estádio da Luz. O bilhete que já foi comprado há dois meses custou-lhe 250 euros. «Não tem preço», garante . O grupo fica até domingo em Lisboa para fazer a festa, independentemente da vitória do Real Madrid e partem para Madrid de seguida. 

Mais acima, no Rossio, adeptos do Atlético de Madrid e do Real Madrid partilham a mesma mesa, entoando cânticos dos clubes. Na mesa está, também, uma portuguesa, que alugou a casa a nove espanhóis e é agora também guia turística. Vai participar na festa e diz entre risos «na minha casa não! Na rua!». Para os espanhóis a festa haverá em qualquer lado, até porque ganhe quem ganhar «é a décima taça para Madrid!» 

Atividades no Champions Festival

A organização promoveu um jogo entre antigas glórias da champions. De um lado pôs uma equipa luso-brasileira a enfrentar a equipa da UEFA. A vitória coube à equipa da casa por 14-12. O jogo simbólico contou com figuras como: Luis Figo, Rui Costa, Cafú; Youri Djorkaeff, Michael Laudrup e Pierre Van Hooijdonk.


Autocarro com as equipas from Pedro Jorge on Vimeo.

Por Lisboa fora, os restaurantes aderiram à festa espanhola. Os empregados estavam vestidos a rigor com camisolas do Real ou Atlético, para aliciar os adeptos mais sedentos. Os hotéis à pinha. As esplanadas coloridas. Madrilenos do Real e Atlético em perfeita harmonia.

Um representante da patrocinadora de cerveja do evento contou que até às 18 horas, tinha despachado seis barris, o mesmo do dia inteiro anterior. «Amanhã será ainda pior, pelo menos dez à mesma hora»,esclareceu.


freestyle from Pedro Jorge on Vimeo.


A praça encheu de freestylers, com habilidades que atraíram multidões.

Havia ainda quem batalhasse por um bilhete para assistir à final da UEFA Champions. Na Adidas Arenas quem entrava na
jaula podia eliminar outro adversário ao marcar um golo ou jogar contra a jaula para garantir o lugar no «maior evento do ano», como caracterizou a CNN.