Com três equipas já apuradas para os oitavos de final da Liga dos Campeões desde a quarta jornada (Real Madrid, Zenit e Manchester City), são agora mais 12 as equipas que podem carimbar já a passagem para a fase seguinte quando se jogar a quinta ronda entre estas terça e quarta-feira.

FC Porto e Benfica são dois dos candidatos a seguirem já para a próxima fase a uma jornada do fim e podem consegui-lo também como primeiros classificados dos respetivos grupos.

Com as duas equipas portuguesas podem também seguir em frente Barcelona, Roma, Bayern, Olympiacos, Chelsea, Valencia, PSG, Manchester United, At. Madrid e Juventus.



Terça-feira

GRUPO E
BATE-Bayer Leverkusen (17:00)
Barcelona-Roma (19:45)


O Barcelona está a apenas um ponto do apuramento e já estará a fazer (mais as) contas à garantia do primeiro lugar do grupo (que assegura com esse ponto). Isto, no que depende de si. Mas o clube catalão até pode perder em casa e seguir na mesma já para os oitavos de final sendo que, neste caso, é preciso que o Bayer Leverkusen não vença na Bielorrússia.

No caso de um triunfo romano em Barcelona, BATE e Bayer não podem empatar, ou ficam ambos eliminados seguindo Barça e Roma para a fase seguinte. A equipa bielorrussa também fica logo fora da Champions se perder nesta terça-feira, independentemente do resultado na Catalunha.

Uma derrota do BATE equivale também a perder a hipótese de continuar nas competições europeias por via da Liga Europa.

GRUPO F
Arsenal-Dínamo Zagreb (19:45)
Bayern Munique-Olymiacos (19:45)


Um empate em Munique deixa ambos Bayern e Olympiacos de Marco Silva e Hernâni apurados para os «oitavos» remetendo a decisão do primeiro lugar para a sexta jornada. Um triunfo de alguma destas equipas não só lhe dará o apuramento, como pode desde logo decidir quem ficará em primeiro lugar do grupo (sendo que os alemães já têm uma vitória por 3-0 na Grécia).

É por que haja uma vitória em Munique que o Arsenal e o Dínamo Zagreb de Eduardo, Ivo Pinto, Paulo Machado e Gonçalo Santos anseiam para manterem a esperança matemática de continuarem em prova – mas não qualquer vitória. Não havendo empate na Alemanha, continua a sonhar somente quem ganhar entre ingleses e croatas, mas tendo ainda de olhar para o vencedor do outro jogo – o Arsenal precisa que ganhe o Bayern; o Dínamo, que seja o Olympiacos a vencer.

Um triunfo do D. Zagreb garante desde logo à equipa croata a consolação de, pelo menos, assegurar a Liga Europa.

GRUPO G
FC PORTO-Dínamo Kiev(19:45)
Maccabi Telavive-Chelsea (19:45)


Um empate do FC Porto garante à equipa portuguesa a qualificação para os oitavos de final. Pontuando, os dragões garantem o primeiro lugar do grupo se o Chelsea não bater o Maccabi Telavive. O Dínamo Kiev de Miguel Veloso precisa de vencer no Dragão para não ficar já eliminado caso a equipa de José Mourinho ganhe em Israel.

O Maccabi tem de vencer o Chelsea e esperar que o Dínamo não vença em Portugal para continuar a ter esperanças matemáticas com a repescagem para a Liga Europa – para reverter na última jornada a desvantagem de 0-2 que tem para com a equipa ucraniana.

GRUPO H
Zenit São Petersburgo-Valencia (17:00)
Lyon-Gent (19:45)


O Zenit já apurado de André Villas-Boas, Danny e Luís Neto tem como principal objetivo garantir o primeiro lugar do grupo que pode conseguir mesmo perdendo por 1-2 – mas quererá também manter-se 100 por cento vitorioso na prova.

O Valencia de Nuno Espírito Santo, João Cancelo, Ruben Vezo e André Gomes já pode ficar apurado nesta jornada, mas tem de ganhar em São Petersburgo e esperar que o Gent não vença.

A equipa belga está na luta pelo apuramento para os «oitavos» sendo que um empate sem golos em França deixa o Lyon fora da Liga Europa.



Quarta-feira

GRUPO A
Malmö-Paris Saint-Germain (19:45)
Shakhtar Donetsk-Real Madrid (19:45)


O Real Madrid de Cristiano Ronaldo e Pepe já apurado garante o primeiro lugar com um triunfo na Ucrânia – um empate pode chegar se o Paris Saint-Germain não ganhar na Suécia. Mas, se ganhar, o PSG também pode apurar-se já – o empate com o Malmö é suficiente se o Shakhtar não vencer.

Para se manter na corrida aos oitavos de final, o Malmö tem de vencer o PSG; assim como o Shakhtar tem de vencer o Real Madrid e esperar que a equipa francesa não vença.

GRUPO B
CSKA Moscovo-Wofsburgo (17:00)
Manchester United-PSV(19:45)


O Manchester United é o único clube deste grupo que pode assegurar já os oitavos de final. Para isso a equipa de Van Gaal precisa de vencer o PSV, que também ainda está na corrida pelo apuramento; assim como estão os dois adversários do outro jogo: CSKA Moscovo e o Wolfsburgo de Vieirinha.

GRUPO C
Astana-BENFICA (15:00)
At. Madrid-Galatasaray (19:45)


O Benfica carimba a passagem aos «oitavos» com um triunfo que elimina ao mesmo tempo as hipóteses matemáticas que o Astana mantém (dependentes de um triunfo seu e de uma derrota do Atlético). Mas até uma derrota pode chegar para o apuramento da equipa portuguesa se o Galatasaray não vencer o At. Madrid. O primeiro lugar está também ainda ao alcance dos encarnados já nesta jornada se vencerem no Cazaquistão e se a equipa espanhola não ganhar ao adversário turco.

Ao At. Madrid de Tiago basta um empate com o Galatasaray para ficar também apurado. O máximo que o Galatasaray pode assegurar nesta quinta jornada é já um lugar na Liga Europa se vencer o Atlético e o Astana não vencer o Benfica.

GRUPO D
Juventus-Manchester City (19:45)
Borussia Mönchengladbach-Sevilha (19:45)


O Manchester Citry está apurado e ficará com o primeiro lugar do grupo se vencer em Turim. A Juventus depende só de si para seguir para os oitavos de final: consegue-o com um triunfo. Mesmo que não vença o City, a Juve ainda pode apurar-se já se o Sevilha não vencer o Borussia Mönchengladbach.

Um triunfo em Mönchengladbach é, assim, o único resultado que mantém o Sevilha de Beto e Daniel Carriço (lesionado) com esperanças de continuar na Liga dos Campeões. Mas a equipa espanhola não só precisa de ganhar como também de esperar que a Juventus não ganhe. Ao Borussia, já eliminado da Liga dos Campeões, é necessário pontuar para manter a esperança matemática em ir para a Liga Europa.

Classificações da Liga dos Campeões