O Fenerbahçe protestou junto da UEFA o jogo com o Shakhtar Donetsk, da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões ( 0-0), por o clube ucraniano ter utilizado o médio Fred. O jogador enfrenta um teste positivo de doping, que acusou ao serviço do Brasil na Copa América.

A UEFA comunicou aos dois clubes, numa carta divulgada pela BBC, que irá analisar o caso a 3 de agosto, dois dias antes do encontro da segunda mão, quando a equipa turca, orientada pelo português Vítor Pereira, visita a Ucrânia. 

O treinador do Shakhtar, Mircea Lucescu, diz que o clube não recebeu qualquer informação formal sobre o impedimento de Fred. «Antes do jogo a UEFA aconselhou-nos a não o incluir, mas não recebemos documentos oficiais e foi apenas uma recomendação verbal», disse o técnico: «Não há qualquer declaração específica sobre este assunto por agora e ainda estamos à espera da contra-análise. Falei pessoalmente com a equipa e o jogador. Quando chegar a decisão oficial, claro que a cumpriremos.»