Há quase 26 anos que o Benfica não marcava quatro golos fora na Europa e vencia.

As águias venceram o PAOK por 4-1 nesta quarta-feira em Salónica e é preciso recuar até 30 de setembro de 1992 para encontrar um jogo dos encarnados com quatro golos fora de portas, nas provas da UEFA, com uma vitória. Dois anos depois o Benfica marcou quatro golos em Leverkusen, mas empatou.

Ora, a «vitima» de 1992 foi o Belvedur Izola, da Eslovénia, que as águias bateram por 5-0 com hat-trick de Pacheco e golos de João Pinto e César Brito. Esse foi o segundo jogo de uma participação na Taça UEFA que terminou com uma histórica eliminação perante Juventus: as águias venceram 2-1 em casa e perderam 3-0 em Turim, num jogo marcado pelo sucedido com Silvino.

Para a principal prova europeia, o Benfica não marcava quatro golos fora desde a primeira ronda da Taça/Liga dos Campeões Europeus em 1991/92: os encarnados despacharam o Hamrun Spartans de Malta. Venceram fora 6-0 e na primeira mão da ronda inicial a 18 de setembro de 1991. É nesta época que é testada pela primeira vez a fase de grupos. O Benfica passou a equipa de Malta, eliminou o Arsenal de seguida e depois foi terceira num grupo com Barcelona (1º), Sparta Praga (2º) e Dínamo Kiev (4º).

Refira-se que a maior goleada fora do Benfica é o 8-0 ao Dudelange (Luxemburgo) em 1965/66, seguida, precisamente, dos resultados com Hamrun Spartans e Belvedur Izola.