A meio da jornada cinco estão atribuídos metade dos bilhetes para os oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de uma noite animada e com final épico em Manchester, onde o City venceu o Bayern Munique, para se manter vivo. Houve mais dois apurados nesta terça-feira: o Chelsea, com direito a primeiro lugar assegurado após goleada das antigas na visita ao Schalke de Di Matteo, e o Shakhtar, que perdeu em casa com o At. Bilbao, mas também já tem a qualificação garantida. Juntam-se a Bayern, Barcelona, PSG, Borussia Dortmund, Real Madrid e ao FC Porto, a quem também já não foge o primeiro lugar no grupo, depois da tranquila vitória em Borisov.

Foi a noite em que Lionel Messi se isolou como melhor marcador de sempre da Taça dos Campeões Europeus, mas não foi apenas ele a brilhar. Muitas estrelas disseram presente. De Aguero e o seu hat trick que salvou o City a Ibrahimovic, um grande golo a pôr ponto final numa seca de quase 500 minutos. Passando por Drogba, que marcou o seu 50º golo europeu, ou Suarez, que se estreou a marcar pelo Barcelona, ou Cavani, autor de um bis na vitória do PSG, ou ainda Totti, um grande golo a aumentar o seu próprio recorde de mais velho marcador da história. Ou ainda Nani, o grande protagonista da noite de Alvalade, a confirmar, com tantos golos nestes cinco europeus jogos pelo Sporting como os que marcou nas várias épocas no Manchester United, como está a fazer a diferença de leão ao peito. 

A noite de Champions ficou de resto uma hora à espera de Alvalade para poder encerrar. Uma falha de iluminação levou a um atraso de 45 minutos no reatar da segunda parte. Retomada a partida, o Sporting selou uma vitória por 3-1 e subiu ao segundo lugar, com dois pontos de vantagem sobre o Schalke. Aconteça o que acontecer na última jornada, quando os leões visitam um Chelsea tranquilo, o terceiro lugar e o apuramento para a Liga Europa já estão assegurados.
 
Todos os resultados e classificações da Liga dos Campeões

Terça-feira:

Grupo E

CSKA Moscovo-Roma, 1-1
(Berezutski, 90) (Totti, 43)

Manchester City-Bayern Munique, 3-2
(Agüero, 29 gp, 86 e 90) (Xabi Alonso, 40; Lewandowski, 45)

Até ao último suspiro a luta pelo segundo lugar, garantido. O dia começou em Moscovo, onde um golo ao cair do pano deu o empate ao CSKA, frente à Roma, deixando as duas equipas iguais, com cinco pontos. Depois o jogo-cartaz da ronda. O Manchester City chegava aqui com apenas dois pontos, precisava de vencer um Bayern já com a liderança e apuramento no bolso. Começou a correr bem para os ingleses, em vantagem desde os 21 minutos por exulsão de Benatia. E em vantagem, num penálti convertido por Aguero. Mas antes do intervalo Xabi Alonso igualou para o Bayern e o Emirates tremeu, de novo, perante a evidência de um City ainda demasiado incipiente para estas andanças. Mesmo com a atenuante de não ter Yaya Touré, castigado. Mas, a cinco minutos do final, Aguero puxou dos galões. Fez o 2-1 e, já nos descontos, o 3-1. O City está vivo, com os mesmos pontos dos rivais na luta pelo segundo lugar, na última ronda visita a Roma.
 

Grupo F


APOEL-FC Barcelona, (0-4)

(Luis Suárez, 27; Messi, 38, 58 e 87)

PSG-Ajax, (3-1)

(Cavani, 33 e 83; Ibrahimovic, 71) (Klaassen, 67)

Sem surpresas nesta frente, vitórias tranquilas de Barcelona e PSG, que chegavam aqui já apurados e adiam a questão do primeiro lugar para o confronto direto da última jornada, na capital da Catalunha. Entre Ajax (2 pontos) e APOEL (1) ainda vai decidir-se um lugar na Liga Europa.

Grupo G


Schalke 04-Chelsea, (0-5)

(John Terry, 2; Willian, 29; Kirchhoff, 44 pb; Drogba, 76; Ramires, 78)

Sporting-Maribor, (3-1)

(Mané, 10; Nani, 35; Slimani, 65) (Jefferson, 42)

Uma exibição «completa» do Chelsea, como a definiu José Mourinho. Os Blues puseram-se rapidamente a salvo de dissabores graças ao golo de John Terry logo aos dois minutos, depois construiram uma goleada que até deu para Drogba entrar e, dez minutos mais tarde, assinar o 3-0 e um golo redondo para o seu currículo e para o historial da prova.
 
O resultado dá muito jeito ao Sporting, que fez a sua parte: uma vitória sólida sobre o Maribor e o apuramento em ponto de mira. 

Grupo H


BATE Borisov-FC Porto, 0-3
 [FINAL]

(Herrera, 56; Jackson, 65; Tello, 89)

Shakhtar Donetsk-At. Bilbao, (0-1)

(San Jose, 68)

O FC Porto entrou em campo pelas 17h, venceu o BATE Borisov e, de caminho, apurou o Shakhtar Donetsk, independentemente do resultado dos ucranianos em Bilbao. Troca por troca, a derrota do Shakhtar acabou por selar matematicamente o primeiro lugar dos dragões. Portanto, duelo tranquilo na última ronda entre os dragões e os ucranianos, enquanto no outro encontro se joga ainda pelo terceiro lugar e um bilhete para a Liga Europa.

Para isso, o BATE Borisov terá de tentar fechar a baliza e inverter a tendência (muito) negativa da época europeia. Esta noite sofreu o 22º golo na fase de grupos, igualando um recorde indesejado que divide com o Nordsjaelland e o D. Zagreb.

Quarta-feira:


Grupo A

At. Madrid-Olympiakos, 19:45
Malmoe-Juventus, 19:45


At. Madrid apura-se se vencer o Olympiakos. Mesmo um empate será suficiente, se a Juventus não ganhar na Suécia. O Olympiakos também pode apurar-se desde já em caso de vitória, se a Juve não vencer. 

Grupo B

Ludogorets-Liverpool, 19:45
Basileia-Real Madrid, 19:45



O Basileia de Paulo Sousa chega aqui com hipóteses reais de apuramento. Poderia acontecer já, mas para isso precisava de vencer um Real Madrid já apurado e esperar que o Liverpool não ganhasse na visita ao Ludogorets.  Os merengues já estão apurados e assegurarão o primeiro lugar desde já, a menos que aconteça a improbabilidade de perderem por um resultado que lhes dê desvantagem no confronto direto com os suíços. Recorde-se que no Bernabéu Cristiano Ronaldo e companhia venceram o Basileia por 5-1.  O Liverpool, neste seu regresso à Champions, está na iminência do adeus. Para o evitar tem de vencer este jogo e derrotar o Basileia na última ronda.

Grupo C

Zenit-Benfica, 17:00
Bayer Leverkusen-Mónaco, 19:45


Tudo embrulhado nas contas para Benfica, mas não só. Últimos no grupo, os encarnados precisam de vencer para continuarem na corrida. Se empatarem e o Mónaco ganhar ficam sem hipóteses de chegar aos dois primeiros lugares.  O Bayer Leverkusen é a única equipa que chega à penúltima ronda a poder qualificar-se já. Se ganhar ao Mónaco assegura desde já apuramento e primeiro lugar. Também se qualifica caso empate frente a Leonardo Jardim e companhia, e mesmo em caso de derrota pode carimbar o passaporte, se Zenit e Benfica empatarem.

Grupo D

Anderlecht-Galatasaray, 19:45
Arsenal-Borussia Dortmund, 19:45


Já apurado, o Borussia Dortmund precisa apenas de um ponto para garantir o primeiro lugar e o empate pode chegar também ao Arsenal, se o Anderlecht não vencer o Galatasaray.  Belgas e turcos precisariam de uma improvável combinação de resultados para seguir em frente. No limite pode ficar já tudo decidido hoje: se ganhar, o Anderlecht assegura desde já o terceiro lugar.

Critérios de desempate da Liga Campeões:


a) Maior número de pontos nos jogos entre as equipas empatadas
b) Melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas
c) Maior número de golos em todos os jogos destas equipas
d) Mais golos marcados fora nos jogos entre as duas equipas

Caso estes pontos não sejam suficientes, seguem-se critérios que incluem todos os jogos do grupo.