Já estão definidos os potes para o sorteio da Liga dos Campeões 2016/17, depois de apuradas as últimas equipas via play-off.

Como esperado, depois da goleada da primeira mão, o Manchester City agarrou a última vaga no pote 2 e não pode sair ao FC Porto, embora possa ser adversário de Benfica (pote 1) ou Sporting (pote 3).

Havia também uma vaga em aberto no pote 3 que seria para o Ajax, em caso de apuramento, mas os holandeses foram copiosamente derrotados pelos russos do Rostov que, assim, se estreiam na Liga dos Campeões. A vaga no terceiro pote ficou então para o Borussia Monchendladbach que também chegou a esta fase via play-off.

Por fim, as últimas vagas do pote 4 foram, além do Rostov, para Dínamo Zagreb e FC Copenhaga.

Como habitualmente, equipas do mesmo país não se poderão defrontar na fase de grupos. Tal como na época passada, o pote 1, dos cabeças de série, é formado pelo campeão europeu (Real Madrid), bem como os campeões dos sete países melhor cotados no ranking (Espanha, Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Portugal e Rússia). A partir daí os clubes são distribuídos pelos potes de acordo com o respetivo coeficiente.

A gala da UEFA, que será acompanhada pelo Maisfutebol, contará ainda com a atribuição do prémio para melhor jogador da Europa da última temporada. Cristiano Ronaldo é o grande favorito depois de vencer a Liga dos Campeões e o Europeu. Os outros nomeados são Gareth Bale, seu colega no Real Madrid, e Antoine Griezmann, do Atl. Madrid.

POTE 1

Real Madrid (Espanha)

Barcelona (Espanha)

Bayern Munique (Alemanha)

Leicester (Inglaterra)

Juventus (Itália)

BENFICA (PORTUGAL)

PSG (França)

CSKA Moscovo (Rússia)

POTE 2

At. Madrid (Espanha)

Borussia Dortmund (Alemanha)

Arsenal (Inglaterra)

FC PORTO (Portugal)

Sevilha (Espanha)

Nápoles (Itália)

Leverkusen (Alemanha)

Manchester City (Inglaterra)

POTE 3

Basileia (Suíça)

Tottenham (Inglaterra)

Lyon (França)

Dinamo Kiev (Ucrânia)

PSV Eindhoven (Holanda)

SPORTING (PORTUGAL)

Brugge (Bélgica)

Borussia Monchengladbach (Alemanha)

POTE 4

Celtic (Escócia)

Mónaco (França)

Legia Varsóvia (Polónia)

Ludogorets (Bulgária)

Besiktas (Turquia)

Copenhaga (Dinamarca)

Dínamo Zagreb (Croácia)

Rostov (Rússia)