O Gent é a grande surpresa dos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao tornar-se a primeira equipa belga a chegar a essa fase da prova (no atual formato).

A equipa orientada por Hein Vanhaezebrouck apurou-se como segundo classificado do Grupo H, ao vencer na receção ao Zenit (2-1), em jogo arbitrado pelo português Jorge Sousa . O Valencia, derrotado em casa pelo Lyon (0-2) , na estreia de Gary Neville como técnico, cai para a Liga Europa.
 
Já apurado, André Villas-Boas deixou Witsel e Hulk anteciparem as férias e o Zenit não conseguiu concluir a fase de grupos só com vitórias.
 
O Gent adiantou-se no marcador aos 18 minutos, com um belo golpe de cabeça de Depoitre, após cruzamento de Moses Simon.
 
O Zenit, com Luís Neto no «onze», restabeleceu a igualdade já na segunda parte, com Dzyuba a aproveitar um lance muito confuso na área belga (65m).
 
Ao minuto 78 surgiu o golo da vitória do Gent, apontado por Milicevic, que aproveitou um corte incompleto de Garay.
 
Ao vencer o Gent não ficava dependente do resultado do Valencia, mas a equipa espanhola foi derrotada em casa pelo Lyon, que já nem lutava pela repescagem para Liga Europa (0-2). Estreia negativa para o técnico Gary Neville, que apostou em João Cancelo para o «onze».
 
Com Anthony Lopes na baliza o Lyon adiantou-se no marcador aos 37 minutos, com um grande golo de Cornet: remate a partir da esquina direita da área, com o pé esquerdo e em arco, a fazer a bola entrar ao poste mais distante.
 
Lacazette, em contra-ataque, apontou o segundo tento do Lyon e fechou as contas do jogo, ao minuto 76.