A Liga dos Campeões promete atrair mais «tubarões» para a competição. Isto porque a UEFA anunciou esta sexta-feira o aumento do número de vagas de entrada direta para os primeiro quatro países do ranking, como o Maisfutebol já tinha noticiado.

Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália vão garantir, entre 2018 e 2021, quatro clubes com entrada direta na fase de grupo da Champions.

Esta decisão representa uma mudança significativa quando comparados aos moldes atuais, em que Espanha, Inglaterra e Alemanha podiam colocar apenas os três primeiros do campeonato diretamente na fase de grupos, enquanto o quarto classificado disputava o playoff.

A Itália só tinha direito a duas vagas diretas, e o terceiro classificado disputava o playoff, tal como sucede com Portugal, para o qual se manterá a fórmula atual, em virtude de estar abaixo dos quatro primeiros no ranking da UEFA.

No entanto, os mesmos passam a ter a vantagem de o terceiro classificado não se cruzar com nenhum clube do quarteto do topo do ranking no playoff.

A UEFA acrescentou ainda que os prémios monetários «vão aumentar significativamente para a Liga dos Campeões e Liga Europa», prevendo também remodelar os coeficientes de cálculo das pontuações para o ranking.