O presidente da União de Clubes Europeus (ECA), Karl-Heinz Rummenigge, mostrou-se «particularmente satisfeito» com o novo formato da Liga dos Campeões, que acolherá quatro clubes do quarteto de países que lidera o ranking da UEFA.

Rummenigge, que também é presidente do Bayern Munique, reagiu com satisfação aos novos moldes de apuramento para a Champions, que passarão a vigorar no período 2018/2021.

«Congratulo-me com a decisão da UEFA. É uma solução séria e justa para o futebol europeu. Estou particularmente satisfeito porque o futebol europeu continua unido para avançar e se desenvolver em conjunto», referiu Rummenigge, em comunicado.

Respeitando o ranking atual, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália garantem quatro equipas diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Nos moldes atuais, Espanha, Inglaterra e Alemanha colocam os três primeiros do campeonato na fase de grupos, enquanto o quarto classificado disputa o play-off.

A Itália só tem direito a duas vagas diretas, enquanto o terceiro classificado tem de passar pelo play-off, tal como sucede com Portugal, que contará na Champions desta época com o tricampeão Benfica, Sporting, vice-campeão, e FC Porto, que superou a Roma no play-off.

Para os países abaixo dos quatro primeiros do ranking, como Portugal, mantém-se para 2018/2021 a fórmula atual. No entanto, os mesmos passam a ter a vantagem de o terceiro classificado não se cruzar com nenhum clube do quarteto do topo do ranking no play-off.