Por Rita Pereira

Numa tarde invernosa, com chuva e muito vento, o Rio Ave conquistou os três pontos frente ao União da Madeira, com uma vitória tangencial por 1-0. Guedes foi a figura do jogo, ao marcar o golo da vitória do Rio Ave.

Os vilacondenses entraram melhor em jogo com trocas de bola e combinações simples num terreno de que se apresentava bastante pesado. Aos 13 minutos, Guedes esteve perto de abrir o marcador. O avançado de 28 anos apareceu sozinho à entrada da área e, num remate forte e colocado, fez a bola passar muito perto da baliza.

Nos primeiros 20 minutos, o União não conseguiu estabilizar o seu jogo e ganhar a posse de bola e apenas aos 26 minutos fez o primeiro remate, por intermédio de Rúben Andrade.

Aos 34 minutos, Gudes definiu o momento do jogo. O pontapé de canto marcado por Renan encontrou a cabeça do avançado que, sozinho na pequena área do União da Madeira, cabeceou para o golo da equipa da casa.

Rio Ave-União, 1-0

No recomeço do jogo, Norton de Matos apostou numa equipa mais ofensiva e substituiu Nilson por Tiago Ferreira. Os madeirenses conseguiram equilibrar a posse de bola e, aos 58 minutos, estiveram perto do golo. Danilo Dias, num canto direto, podia ter empatado o jogo, mas Cássio estava atento.

Aos 63 minutos, o Rio Ave podia ter dilatado a vantagem numa jogada individual de Kayembe. O jogador emprestado pelo FC Porto fintou Tiago Ferreira e rematou à baliza do União, mas a bola embateu na trave.

No decorrer da segunda parte, com o vento a favor e com uma equipa mais ofensiva, o União da Madeira conseguiu ganhar vários lances no meio-campo do Rio Ave dominando a posse de bola. No entanto, até ao final do encontro, os madeirenses não criaram situações flagrantes para igualar a partida.

Depois do empate com o FC Porto no Estádio do Dragão, o Rio Ave conquistou os três pontos em casa frente ao União da Madeira. A equipa de Vila do Conde termina a primeira volta do campeonato com 25 pontos. O União da Madeira sofre a oitava derrota no campeonato e mantém 17 pontos.