(artigo corrigido)

Lançado aos 82 minutos na derrota com o Nápoles, por 4-2, José Gomes tornou-se no jogador mais jovem de sempre do Benfica a participar na Liga dos Campeões.

O jovem nascido na Guiné-Bissau destronou Fernando Chalana do primeiro lugar do pódio. O «pequeno genial» tinha-se estreado a 15 de setembro de 1976, numa derrota com os alemães do Dynamo Dresden (2-0) em jogo a contar para a 1.ª mão da 1.ª ronda da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Fernando Albino de Sousa Chalana tinha na altura 17 anos, 7 meses e 5 dias.

Ora, José Gomes, o último jogador a ser lançado por Vitória em Nápoles, estreou-se na prova de clubes mais importante da UEFA com 17 anos, 5 meses e 20 dias, batendo assim o antigo jogador por menos de um mês.

A nível nacional, José Gomes salta para o segundo lugar do pódio. À frente de Cristiano Ronaldo: o agora terceiro da lista dos mais jovens de sempre a jogar na Liga dos Campeões fê-lo pela primeira vez com 17 anos, 6 meses e 9 dias

No primeiro lugar está ainda Rúben Neves, que se estreou pelo FC Porto a 21 de agosto de 2014, num jogo com o Lille, aos 17 anos, 5 meses e 7 dias.