Derlei só volta a jogar na final da Taça de Portugal. O avançado foi expulso frente à União de Leiria e a Comissão Disciplinar da Liga decidiu aplicar-lhe três jogos de castigo.
Duas partidas por injúrias (artigo 126.1) ao árbitro Carlos Xistra e uma por ter efectuado um gesto ameaçador (artigo 125.1). Em ambas as situações, as penas variam entre um e quatro jogos de suspensão, além de prever uma multa que pode ir até aos cinco mil euros.
Devido ao pesado vernáculo utilizado, o Maisfutebol opta por não transcrever as palavras que Derlei dirigiu a Xistra, mas se clicar aqui pode ter acesso a todo o acórdão da CD.
O ninja, que voltara recentemente à competição após sete meses de ausência por lesão, vai ainda ter que desembolsar 1.750 euros.
Paulo Bento não poderá, desta forma, contar com o contributo do atleta para os jogos com Marítimo (em casa), Paços de Ferreira (fora) e Boavista (casa).
Além de Derlei, há a destacar na lista de castigos os 12 dias aplicados a Sebastião Lazaroni, técnico do Marítimo, que foi expulso no jogo entre os insulares e o Sp. Braga.
Mas aqui fica a lista completa dos castigos:
3 jogos: Derlei (Sporting)
2 jogos: Sougou (U.Leiria) e César Peixoto (Sp. Braga)
1 jogo: China (Naval), Cléber (Nacional), Jorge Ribeiro (Boavista), João Alves (V. Guimarães), Binya e Maxi Pereira (Benfica), Janício e Robson (V. Setúbal), Hélder Cabral e Mateus (E. Amadora).
12 dias de suspensão: Sebastião Lazaroni (técnico do Marítimo)