A Liga Portuguesa de Futebol Profissional reduziu o montante de despesas em 1,393 milhões de euros. Este valor, como outros, foi apresentado pelo presidente Hermínio Loureiro aos clubes com assento na direcção do organismo, durante uma reunião que se prolongou por mais de três horas, esta manhã, no Porto.
Tiago Craveiro, secretário-geral da Liga, revelou aos jornalistas alguns resultados da gestão financeira respeitante à época anterior, tema discutido na reunião. Assim, os dados mais relevantes prendem-se com um resultado líquido positivo na ordem dos 645 mil euros e uma redução de despesas de 1,333 milhões de euros.
A comparticipação da Liga para a Federação sofreu uma redução, de 600 mil para 500 mil euros, com Tiago Craveiro a explicar que a contabilidade é feita de Junho de 2006 a Junho de 2007, ou seja, ainda com um período respeitante à direcção anterior. «Todo este dinheiro é aplicado na gestão da competição, em equipamentos e outras despesas do género», referiu o dirigente.
Nota ainda para a redução das despesas com a arbitragem, com enorme contributo da remodelação operada no transporte dos árbitros para os encontros. Esta alteração permitiu uma redução de 30 por cento nos custos com deslocações.
Durante a reunião, foi ainda decidida a criação de uma nova comissão para a revisão dos estatutos da Liga. Este grupo será coordenado pelo Sporting, na pessoa de Rogério de Brito, e contará ainda com Belenenses, Académica, E. Amadora e Fátima. «O primeiro documento deverá ser apresentado até finais de Novembro, ou início de Dezembro», explicou Rogério de Brito.
«Ao longo da reunião, o presidente Hermínio Loureiro fez ainda um balanço do primeiro ano de mandato e apresentou propostas para o novo ano», concluiu Tiago Craveiro, secretário-geral da Liga de clubes.