A Liga de Clubes (LPFP) vai reunir-se esta quinta-feira, a partir das 14:30, em Assembleia-Geral Extraordinária para decidir novamente sobre o alargamento do campeonato, com uma proposta de liguilha para determinar subidas e descidas no final da época em curso.

No dia 12 de março, os clubes reprovaram a proposta inicial do presidente Mário Figueiredo, que pretendia aprovar um regime transitório de subidas e descidas e que obrigava à realização de um minicampeonato entre os dois últimos da Liga e o 3º e 4º da Honra. Foi então levada à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) uma proposta de alargamento que não contemplava descidas, mas a direção de Fernando Gomes vetou-a.

A nova convocatória surge por requerimento de 18 clubes (nove de cada escalão profissional), sem que tenha sido assinado pelos grandes do futebol português, entre outros. O que sair da reunião de hoje terá novamente de ser submetido à ratificação da FPF, de acordo com o estipulado no protocolo entre as duas entidades para a organização dos campeonatos profissionais.

Um dos outros temas do encontro será a adoção de uma posição oficial do organismo sobre o pagamento de 13 milhões de euros de dívidas fiscais no âmbito do denominado Totonegócio. A LPFP manifestou publicamente divergências em relação ao acordo da FPF como Governo, que prevê que a federação avance o pagamento e retenha depois as receitas dos jogos sociais que seriam destinadas aos clubes.