O Barcelona venceu este sábado a Real Sociedad, mas com um sabor muito amargo, pois os espanhóis ficaram sem defesas centrais para defrontar o Benfica na Liga dos Campeões. Márquez e Edmilson lesionaram-se e Puyol está castigado.
Os piores receios para os catalães foram confirmados este domingo com duas ecografias. Rafael Márquez estará pelo menos um mês de baixa depois diagnosticada esta manhã uma rotura fibrilar de cinco centímetros nos músculos semitendinosos da perna esquerda. Os médicos do Barça falam mesmo numa paragem entre quatro e seis semanas
Márquez está assim fora dos jogos com o Benfica para liga dos Campeões (a 28 de Março e 5 de Abril) e de, pelo menos, cinco jogos da liga espanhola.
Edmilson não está em muito melhor situação, pois, nesta altura, é muito improvável que também consiga recuperar a tempo para o jogo da segunda mão com a equipa portuguesa.
O prognóstico de recuperação do jogador brasileiro é no momento de duas a três semanas depois de a ecografia desta manhã ter diagnosticado uma rotura de dois centímetros no bíceps «sural» da perna direita.
É já certo assim que Edmilson não defrontará o Benfica na Luz e perderá mais dois jogos da liga espanhola e tendo hipóteses remotas de recuperar a tempo da segunda mão da Champions.
O quadro para o Benfica-Barcelona é assim o seguinte no que respeita aos centrais do Barcelona: os habituais centrais Márquez (lesionado) e Puyol (que vai cumprir um jogo de castigo) não jogam e Edmilson (que tem jogado mais à frente, mas também faz a posição de central) também está de fora por lesão.
Na segunda mão, na Catalunha, Puyol já deverá regressar depois de cumprido um jogo de castigo, mas Márquez continuará fora das opções e Edmilson também muito provavelmente continuará ausente.
No Benfica, Nuno Gomes vai também cumprir um jogo de castigo na primeira mão, Miccoli está a recuperar de mais uma lesão muscular (não estando descartado de qualquer das mãos) e Alcides tem uma lesão de recuperação prolongada que o deverá afastar da Champions.
Como última nota, o avançado do Barça Henrik Larsson, que também saiu tocado do jogo coma Real Sociedad já treinou esta manhã sem limitações.