No dia em que começa a fase de grupos da Liga dos Campeões, o Maisfutebol faz uma viagem ao livro de estatísticas da prova, produzido pela UEFA, e apresenta alguns recordes e curiosidades.

Sabia, por exemplo, que o F.C. Porto inicia a participação como o clube com mais derrotas, a par do Dínamo de Kiev, que curiosamente está no mesmo grupo? Ambas as equipas sofreram 45 derrotas, embora importe referir que o emblema português é o sétimo com mais jogos na prova (132), e no que diz respeito ao número de participações (16), só é superado pelo Manchester United (17).

Se convertermos os resultados da Liga dos Campeões em pontos, o F.C. Porto aparece na nona posição do «ranking», com 140 pontos (53 vitórias, 34 empates e 45 derrotas). O Benfica é 27º (19 vitórias, 14 empates e 19 derrotas), o Sporting é 46º (9 vitórias, 6 empates e 17 derrotas), o Boavista aparece na 61º posição (4 vitórias, 6 empates e 8 derrotas), e o Sp. Braga em 86º (3 vitórias e 3 derrotas).

Alargado o histórico à Taça dos Campeões Europeus, por parte da UEFA, o Benfica ainda aparece como o clube com mais finais perdidas (5), a par da Juventus e do Bayern, que se juntou a este lote após perder a decisão de 2011/12, frente ao Chelsea.

José Mourinho é, recorde-se, um dos três treinadores que conquistaram dois títulos europeus por clubes diferentes (F.C. Porto e Inter). Os outros são Ernst Happel e Ottmar Hitzfeld. Paulo Sousa (Juventus e Dortmund), Deco (F.C. Porto e Barcelona), Paulo Ferreira (F.C. Porto e Chelsea) e Bosingwa (F.C. Porto e Chelsea) são os jogadores lusos que estão entre aqueles que venceram a prova por dois clubes diferentes. Melhor, só Clarence Seedorf, que venceu por três (Ajax, Real Madrid e Milan).

Veja a nossa galeria de recordes e curiosidades.