Desfalcado do avançado Milevsky, e sem poder jogar no monumental estádio olímpico, devido às obras de remodelação para o Euro-2012, o Dínamo Kiev fez das fraquezas forças e conseguiu travar a teórica superioridade do Arsenal, conseguindo um empate 1-1 que mantém tudo em aberto no grupo G. Uma pequena proeza para a equipa ucraniana que assim apaga as memórias da campanha negra da época passada, quando não somou qualquer ponto na fase de grupos. Ao mesmo tempo, repetiram-se para o Arsenal as já crónicas dificuldades nas deslocações a Leste, com um golo de Gallas a dois minutos do fim, a evitar males maiores para a equipa de Arsène Wenger, que recebe o F.C. Porto dentro de duas semanas.
O teórico favoritismo dos «gunners» começou a confirmar-se desde os primeiros minutos, quando Theo Walcott obrigou o guarda-redes Bogush à primeira de várias intervenções difíceis. Sem os reforços de Verão (Nasri e Silvestre, ambos a contas com problemas físicos), o Arsenal não teve problemas de adaptação ao estádio Valeryi Lobanovski. Perante apenas 17 mil espectadores, os «gunners» desperdiçaram as melhores ocasiões, com Adebayor (18 m), Van Persie (41 m) e Fabregas (43 m) a passarem perto do golo ainda na primeira parte.
No entanto, o Dínamo Kiev conseguia responder a espaços, com Almunia a ter de intervir em duas ocasiões, a remates de Alyiev e Bangoura. Com o passar dos minutos, a equipa ucraniana foi perdendo os complexos e, aos 63 minutos, viu consumar-se a surpresa: após um cruzamento da direita, Sagna derrubou o médio Vukojevic em plena área e Bangoura converteu o castigo máximo, batendo Almunia.
Com menos de meia hora para jogar, Wenger tentou refrescar as opções de ataque, mas acabou por ser um defesa, Gallas (já habituado a marcar golos decisivos nos minutos finais) a aproveitar um desvio de Adebayor a cruzamento de Walcott para conseguir o 1-1 definitivo.
As equipas:
DÍNAMO KIEV: Bogush; Betão, Diakhate, Mikhalik e Nesmachnyi; Vukojevic e Yussuf (Asatiani, 89 m); Eremenko, Alyiev e Ninkovic; Bangoura (Kravets, 89 m).
ARSENAL: Almunia; Sagna (Eboué, 78 m), Touré, Gallas e Clichy; Walcott, Fabregas, Song Billong (Bendnter, 70 m) e Denilson; Adebayor e Van Persie (Vela, 83 m).
Marcadores: Bangoura (63 m, g.p.); Gallas (88 m)