Quando entrar em campo na Luz esta noite o Benfica já garantiu à cabela 8,6 milhões de euros pela presença na Liga dos Campeões, tal como o FC Porto, que se estreia esta quarta-feira, em causa do Áustria. E este valor diz apenas respeito a pagamentos fixos da UEFA. Mais tarde será distribuído um valor quase tão volumoso como este ao abrigo daquilo a que a UEFA chama «market pool».

A UEFA divulgou em agosto as receitas estimadas para a Liga dos Campeões 2013/14, mantendo os valores da época passada. São 910 milhões para a Champions, assim distribuídos: 500,7 milhões de pagamentos fixos e 409,6 milhões variáveis, ao abrigo do tal market pool, uma ponderação do valor do mercado televisivo dos clubes e respectivos países.

Este valor é tão significativo que garantiu na época passada à Juventus prémios totais de 65 milhões de euros atribuídos pela UEFA, à frente do campeão europeu Bayern Munique, que se ficou pelos 55 milhões.

Quanto à distribuição de receitas, os 8,6 milhões por clubbe na fase de grupos são apenas dos pagamentos fixos, sendo que o campeão europeu pode ganhar 37,4 milhões só nesta parcela.

Depois, uma vitória vale 1 milhão, um empate 500 mil euros. A passagem aos oitavos de final rende 3,5 milhões, aos quartos 3.9 milhões, às meias-finais 4.9 milhões. O campeão europeu ganha mais 10,5 milhões e o finalista vencido 6.5.