O Shakhtar, próximo adversário do Benfica, bateu os escoceses do Celtic, em Donetsk, por 2-0, em jogo do Grupo D da Liga dos Campeões. Vitória fácil do campeão da Ucrânia que, com uma entrada de rompante, marcou dois golos nos primeiros oito minutos.
Brandão quebrou todos os protocolos, ultrapassou Boruc, entrou na área de rompante, combinou com o compatriota Fernandinho e assinou o primeiro golo da fase de grupos da nova edição da Liga dos Campeões. Os escoceses mal tiveram tempo para se reorganizar e novo golo da equipa ucraniana, com Rasvan Rat a cruzar da esquerda para Lucarelli, em mergulho com Boruc, desviar de cabeça novamente para as redes.
Em apenas oito minutos o jogo ficou resolvido. Mircea Lucescu foi, depois, equilibrando a sua equipa à espera de uma reacção dos católicos de Glasgow que nunca chegou a ser muito forte.
Ficha do jogo
Estádio Olímpico, em Donetsk
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (Espanha)
Auxiliares: Fermin Martinez Ibañez e Roberto Alonso Fernandez
SHAKHTAR: Pyatov; Srna, Hubshman, Kucher e Rat; Ilsinho, Lewandowski e Fernandinho (Duljaj, 86m); Lucarelli (Gladkiy, 70m), Jadson (Castillo, 65m) e Brandão.
Treinador: Mircea Lucescu.
CELTIC: Boruc; Wilson; Caldwell, McManus e Naylor; Donati, Hartley, Brown e Nakamura (McGeady, 65m); McDonald (Killen, 68m) e Vennegoor (Zurawski, 85m).
Treinador: Gordon Strachan.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores: Brandão (6m) e Lucarelli (8m)
Disciplina: cartão amarelo a Brown (17m) e Srna (30m).
Resultado final: 2-0.