Dez adeptos ficaram feridos e cinco foram detidos esta tarde, em Barcelona, na sequência de confrontos entre adeptos do clube catalão e os do Lyon, equipas que se defrontam, esta quarta-feira, em Camp Nou, no jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

De acordo com a agência EFE, tudo aconteceu pelas 16h40 locais (menos uma hora em Portugal Continental), entre a Avenida Madrid e a Rambla Badal de Barcelona, local de concentração dos adeptos ultras de Lyon e Barcelona, nas imediações do estádio.

Cinco dos apoiantes feridos atacados inicialmente são afetos ao Lyon. De acordo com a Cadena SER, quatro deles foram atacados com gás pimenta. O quinto elemento foi mesmo hospitalizado, com ferimentos na cabeça.

Algumas horas após o sucedido, um porta-voz da Câmara Municipal de Barcelona, citado pela agência Lusa, detalhou o sucedido.

«A quatro horas do início do jogo, cinco pessoas foram presas por participar numa briga, três do Olympique Lyon e duas do Barça. De registar, ainda, a existência de dez feridos resultantes dos confrontos, que foram transferidos para hospitais, para receberem cuidados médicos», referiu, num balanço da tarde pouco pacífica.

Um forte dispositivo policial foi instalado à chegada dos cerca de 4500 adeptos do Lyon, entre os quais um grupo restrito de, aproximadamente, 100 radicais de extrema direita.

Em França, à margem do jogo da primeira mão, nem tudo foi igualmente pacífico: três jogadores do Lyon viram as suas casas assaltadas e vários adeptos associados ao Barcelona provocaram distúrbios, com o emblema catalão a prometer identificar os respetivos indivíduos que causaram problemas na cidade francesa.

A chegada de centenas de adeptos do Lyon a Barcelona: