A fase de grupos da Liga dos Campeões começa esta terça-feira. No total, 32 equipas partem em busca dos milhões. Uns com o sonho maior do troféu. Outros pela passagem às rondas a eliminar. Ou ainda o objetivo mínimo do terceiro lugar, que atira as equipas para a Liga Europa.

A meta maior está em Madrid, Espanha, a 1 de junho de 2019: final no estádio Wanda Metropolitano. Entre os candidatos, quase meia centena de portugueses, de acordo com as listas oficiais de jogadores inscritos na UEFA.

A 27.ª edição da liga milionária conta com 47 nomes lusos, entre jogadores e treinadores, desde os participantes portugueses – Benfica e FC Porto – aos demais emblemas estrangeiros. Do total, frise-se que 12 são das listas B de encarnados e dragões, João Mário não foi inscrito pelo Inter de Milão e há um luso-descendente integrado no leque: Pedro Teixeira, do Young Boys.

Dezoito dos 32 clubes têm portugueses nas fileiras. Dos oito grupos, apenas o G, de Real Madrid, Roma, CSKA Moscovo e Plzen, não conta qualquer representante.

Sem contar com os grupos de Benfica e FC Porto, é o H que leva mais nomes do nosso país a jogo: sete. Desde logo com um prometedor reencontro entre Cristiano Ronaldo e José Mourinho, nos duelos entre Juventus e Manchester United. Este é também o agrupamento em que todas as equipas têm, pelo menos, um português.

Naturalmente, os clubes que mais portugueses oferecem são Benfica e FC Porto. Os encarnados têm sete jogadores e o treinador, mais nove inscritos na lista B. Os azuis e brancos levam cinco atletas e o treinador, mais três na lista B.

E se nos relvados dos milhões estão à espreita 42 futebolistas, há cinco no banco a comandar: Rui Vitória e Sérgio Conceição ao leme das equipas portugueses e mais três lá fora: Leonardo Jardim (Mónaco), Paulo Fonseca (Shakhtar Donetsk) e José Mourinho (Manchester United).

Cinco duelos a abrir e o início do castigo

Mónaco, Lisboa, Manchester, Berna, Valência. Note bem estes locais no mapa: são os que acolhem duelos entre portugueses na primeira jornada na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O primeiro é no grupo A, às 20h00 desta terça-feira: Lopes e Leonardo Jardim, recebem Gelson Martins, no Mónaco-Atl. Madrid.

Os restantes quatro, estão agendados para as 20h00 de quarta-feira: no grupo E, o Benfica recebe o Bayern Munique, no regresso de Renato Sanches à Luz. No grupo F, Bernardo Silva e Anthony Lopes medem forças no Manchester City-Lyon. No grupo G, dois duelos em agenda: Pedro Teixeira contra Dalot e Mourinho, no Young Boys-Man. United, além do Valência-Juventus: Cancelo reencontra o antigo clube no Mestalla, Cristiano Ronaldo volta a um estádio no qual já marcou vários golos pelo Real Madrid. Em casa, jogam Vezo e Gonçalo Guedes.

Quanto às estreias dos outros, nos jogos de terça-feira, o Borussia Dortmund, de Raphael Guerreiro, visita o Club Brugge. O Barcelona, de Nélson Semedo, é anfitrião do PSV, enquanto o Inter, sem João Mário, recebe o Tottenham. O FC Porto visita o Schalke 04 e o Lokomotiv Moscovo, de Éder e Manuel Fernandes, joga na Turquia ante o Galatasaray. O Nápoles, de Mário Rui, joga na Sérvia, ante o Estrela Vermelha.

Na quarta-feira, o AEK Atenas, de André Simões e Hélder Lopes – o último cumpre o primeiro de quatro jogos de suspensão – visita o Ajax. Paulo Fonseca, pelo Shakhtar Donetsk, recebe o Hoffenheim.

OS PORTUGUESES NA LIGA DOS CAMPEÕES 2018/2019:

Grupo A:
Atlético Madrid: Gelson Martins
Borussia Dortmund: Raphael Guerreiro
Mónaco: Rony Lopes, Leonardo Jardim (treinador)
Clube Brugge: -

Grupo B:
Barcelona: Nélson Semedo
Inter de Milão: João Mário
Tottenham: -
PSV Eindhoven: -

Grupo C:
Liverpool: -
Paris SG: -
Estrela Vermelha: -
Nápoles: Mário Rui

Grupo D:
FC Porto: Danilo Pereira, Sérgio Oliveira, Hernâni, André Pereira, Sérgio Conceição (treinador). Lista B: Diogo Costa, Diogo Leite, Bruno Costa,
Schalke 04: -
Galatasaray: -
Lokomotiv Moscovo: Éder, Manuel Fernandes

Grupo E:
Benfica: Bruno Varela, Rúben Dias, Yuri Ribeiro, André Almeida, Gedson Fernandes, Pizzi, Rafa, Rui Vitória (treinador). Lista B: Daniel Azevedo, Pedro Amaral, Luís Pinheiro, Ferro, Florentino, João Félix, José Gomes, João Filipe, Nuno Santos
Bayern Munique: Renato Sanches
Ajax: -
AEK Atenas: Hélder Lopes, André Simões

Grupo F:
Manchester City: Bernardo Silva
Lyon: Anthony Lopes
Shakhtar Donetsk: Paulo Fonseca (treinador)
Hoffenheim: -

Grupo G:
Sem representantes, entre Real Madrid, Roma, CSKA Moscovo e Plzen.

Grupo H:
Valência: Rúben Vezo, Gonçalo Guedes
Juventus: João Cancelo, Cristiano Ronaldo
Manchester United: Diogo Dalot, José Mourinho (treinador)
Young Boys: Pedro Teixeira