O Sporting sofreu mas garantiu a passagem à fase de grupos da Liga Europa, ao vencer o Brondby por 3-0, nesta quinta-feira, na Dinamarca, na segunda mão do play-off da Liga Europa. Evaldo, ainda na primeira parte e uma das figuras deste jogo, Nuno André Coelho e Yannick Djaló, já nos descontos, assinaram a vitória europeia, depois da derrota em Alvalade (2-0).

FICHA DE JOGO

AO MINUTO

A fraca exibição na primeira parte, e da qual se exclui Evaldo, foi compensada com um segundo tempo de melhor nível, apesar de alguns momentos de fraqueza que podiam ter condenado o leão.

O Brondby dominou no arranque, mas o Sporting viu-se prejudicado desde cedo com um fora-de-jogo mal assinalado a Liedson, que invalidou aquele que seria um golo importante num momento decisivo, aos 28 minutos.

Foi preciso (des)esperar até ao intervalo para ver o Sporting na frente do marcador. Evaldo, de cabeça, empurrou a equipa para a Europa, após um livre de André Santos, que Postiga também tentou desviar e quase estragava, já nos descontos do primeiro tempo.

Com o golo de Evaldo a servir (apenas) de alento no início da segunda parte, valeu em período de sufoco dinamarquês a resposta do mal-amado Rui Patrício.

Duas grandes defesas do internacional sub-21 a cerca de meia hora do apito final (a remates de Bischoff e Jallow) permitiram ao Sporting solidificar a vitória à medida das suas necessidades.

Aos 75 minutos, Nuno André Coelho conduziu a bola até ao meio-campo do Brondby e preferiu rematar a servir um companheiro, acertando em cheio na baliza dinamarquesa, com Andersen a ficar mal na fotografia.

O desperdício de Matías Fernandez pouco depois (permitiu o corte quando seguia isolado num 4 para 1) não atrapalhou a convicção do Sporting, que, todavia, teve de aguardar pelos descontos para fazer a festa. Valdés tentou colocar em Djaló, o corte da defesa sobrou para Liedson, que serviu na perfeição Djaló para o golo decisivo e justo.

O sorteio da fase de grupos realiza-se nesta sexta-feira, ao meio-dia.