O Dínamo Kiev nunca defrontou o Marítimo, mas já conta com vinte partidas frente a equipas portuguesas nas provas europeias. O FC Porto foi o conjunto que mais vezes jogou com a equipa ucraniana, com oito jogos e o Benfica surge em segundo, com quatro.

Na temporada de 1986/1987, os «dragões» e o Dínamo defrontaram-se nas meias-finais da extinta Taça dos Campeões e a eliminatória acabou por sorrir aos portistas, que viriam ainda a vencer o troféu. Os dragões ganharam em casa e fora por 2-1. Desde então, jogaram-se mais seis partidas entre o conjunto azul e branco e a equipa ucraniana com o saldo equilibrado: duas vitórias, dois empates e duas derrotas para cada lado.

O Benfica, por sua vez, tem um registo mais favorável, com três vitórias e uma derrota, que aconteceu precisamente no primeiro jogo, em 1991, a contar para a primeira fase da Taça dos Campeões. Na altura o Dínamo venceu em casa por uma bola a zero. Os encarnados viriam a vingar-se na segunda volta, com uma goleada por 5-0 na Luz. No ano passado, também na mesma fase da prova, duas vitórias para o conjunto português, tanto em casa como fora.

Os ucranianos defrontaram igualmente o Sporting, Boavista, Rio Ave e Sp. Braga, por duas vezes, na «Champions League».

Na temporada de 2001/2002, numa das três vezes em que o Boavista participou na prova milionária, defrontaram a turma de Kiev na fase de grupos: uma vitória para cada lado. Em 2007, em jogos a contar para o Grupo F da Liga dos Campeões, o Sporting venceu na Ucrânia por 2-1 e por 3-0, em casa.

Por fim, Rio Ave e Sp. Braga também defrontaram o Dínamo de Kiev, mas para a Liga Europa. Na época de 2010/2011, a equipa ucraniana calhou no caminho dos minhotos, que viriam a chegar à final da prova, nos quartos-de-final, e depois de um empate a uma bola na primeira mão, disputada no país de Leste, uma igualdade a zero bastou para passar à meia-final.

O Rio Ave é o único clube português que nunca venceu o Dínamo, entre os que o defrontaram. Em 2014/2015, na fase de grupos da Liga Europa, averbou duas derrotas, tanto fora como em casa, por 3-0 e 2-0, respetivamente.

No total, o agora adversário do Marítimo já jogou frente a portugueses por 20 vezes e o histórico não sorri aos ucranianos: seis vitórias, quatro empates, e dez derrotas.

Ao invés, os insulares nunca defrontaram qualquer equipa ucraniana e estreiam-se agora contra o emblema de Kiev, na eliminatória que decide o acesso à fase de grupos da Liga Europa.