O Sporting vai repetir uma das deslocações mais longas da história das competições europeias, com a deslocação a Astana, trajeto de 6.158 quilómetros, já cumprido pelo Benfica na temporada de 2015/16 [da Luz a Alvalade são apenas 3,6 quilómetros]. Uma viagem longa de Lisboa, a capital mais a ocidente da Europa, até à capital do Cazaquistão, no limite da fronteira com a Ásia, junto à China.

Rui Vitória recorda susto no avião: «Isto é a brincar ou é a sério?»

Tal como o Benfica, há dois anos, os leões terão, assim, pela frente uma viagem de avião de aproximadamente oito horas, se a viagem for direta.

Os leões de Jorge Jesus vão jogar à capital do Cazaquistão a 15 de fevereiro, no jogo da primeira mão, antes de receber a equipa cazaque em Alvalade uma semana depois.

Na altura, em novembro de 20015, o Benfica de Rui Vitória fixou um novo recorde da distância mais longa, superando o embate entre o Kairat Almaty, também do Cazaquistão, e os escoceses do Aberdeen, duas cidades que estão separadas por 5,496 quilómetros. O Benfica bateu primeiro o Astana na Luz (2-0), na primeira jornada da fase de grupos, com golos de Gaitán e Mitroglou, antes de empatar no Cazaquistão (2-2), num relvado sintético, com um «bis» de Jiménez. Esta tinha sido a única viagem de uma equipa portuguesa até Astana.

Um recorde que já foi, entretanto, superado pela equipa de futsal do Sporting, já este ano, quando se deslocou a Almaty, também no Cazaquistão, mas mais a a leste, para defrontar o Kayrat em jogo da final da UEFA Futsal Cup.